Institucional

Ilea da Ufrgs voltará a exibir mostras do Memorial

Parceria foi retomada em reunião no Ilea Foto: Leonardo Fetter dos Santos
Parceria foi retomada em reunião no Ilea Foto: Leonardo Fetter dos Santos
Exposições do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre voltarão a ser exibidas no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (Ilea), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), neste segundo semestre. Uma reunião para retomar a parceria foi realizada na quarta-feira (19/8) no Campus do Vale, por iniciativa do diretor do Ilea, José Vicente Tavares dos Santos. As mostras tiveram de ser interrompidas por um tempo devido a adaptações nas instalações do Instituto. “As exposições são de grande valor e de interesse do Ilea”, afirmou o professor.

Já no próximo mês duas exposições itinerantes do Memorial farão parte do projeto As Emoções na Política, do Ilea. São elas 11 de Setembro: Grandes Testemunhos e Freud e Política. No dia 11, às 14 horas, no Auditório do Ilea, Jorge Barcellos, pesquisador do Memorial da Câmara, irá proferir a palestra As Emoções na Política. “O ponto-chave é a necessidade de compreender a emoção pública, como acontecimentos podem gerar uma sincronização das emoções no espaço público”, disse. “Vivemos tempos em que as emoções estão à flor da pele na política e precisamos entender isso.”

Fundação Zoobotânica

Também a convite do Ilea, o Memorial apoiará o projeto Oficinas, dedicado a analisar a problemática da Fundação Zoobotânica do Estado (FZB), ameaçada de extinção. Haverá mesa-redonda em 14 de setembro, às 15 horas, no Auditório do Ilea, com representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, da FZB e da Ufrgs. Segundo José Vicente Tavares dos Santos, do Ilea, a Fundação “presta inestimáveis serviços ao RS e precisa ser mais conhecida”. Jorge Barcellos informou que a FZB recentemente ocupou a Tribuna Popular da Câmara, possui um museu e já fez parcerias com o Memorial. “Por essas razões, não podemos deixar de apoiar o movimento em sua defesa”, afirmou.

As atividades no Ilea têm entrada franca. As exposições estarão abertas à visitação de 24 de agosto a 30 de outubro no Auditório do Ilea, no Campus do Vale da Ufrgs (Avenida Bento Gonçalves, 9.800). O Seminário A Crise da Política Ambiental Gaúcha (Fundação Zoobotânica do RS) será realizado no dia 24 de setembro.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)