Audiência Pública

Jardins Ypu e Itália querem melhorias na rede viária

Acosta, ao microfone, pediu a abertura de rua projetada na região Foto: Camila Domingues
Acosta, ao microfone, pediu a abertura de rua projetada na região Foto: Camila Domingues

Nova rota de acesso viário desde o Jardim Itália e Jardim Ypu ao centro, bem como a outros bairros da cidade, foi a principal reivindicação de moradores em audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Porto Alegre na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ministro Salgado Filho. A reunião, com a presença de dezenas de moradores do Jardim Itália, Jardim Ypu e vilas Pedreira, Laranjeiras e Joana D’Arc, entre outros núcleos habitacionais da região, foi realizada na noite de segunda-feira (17/11). A condução dos trabalho ficou a cargo do presidente do Legislativo porto-alegrense, vereador Sebastião Melo (PMDB).

“Para os próximos 10 anos estão previstas mais 15 mil famílias e 5 mil carros em novos conjuntos habitacionais previstos ou em construção. Temos a necessidade de outra saída para o centro, além da Avenida Protásio Alves”, explicou Copinaré Acosta, do Centro Comunitário Jardim Ypu. “O trânsito da região não está preparado para receber todo esse volume”, reclamou. Acosta sugeriu trabalhos de prevenção e pediu o comparecimento da EPTC para ordenar o tráfego no bairro.

José Clóvis Oliveira, da Associação Comunitária Jardim Itália, reforçou os problemas viários da região: “Não temos como sair do bairro sem ser pela Protásio”. Oliveira sugeriu ainda uma rotatória na Rua Euclides Triches e, assim como Costa, defendeu a abertura imediata da rua projetada 2718, fazendo a ligação do Beco Souza Costa com a Avenida Antonio de Carvalho. Também pediu espaço no Parque Marcos Rubim para construção da sede da associação comunitária.

Na audiência foram ainda apresentadas solicitações de agentes de segurança para o bairro, extensão de linhas de ônibus e lotação, revisão dos semáforos, e construção de quadra de esportes para a escola. “Nossos alunos e professores fazem educação física no Parque Marcos Rubim e ficam completamente expostos”, lamentou Ana Magali Gargioni, diretora da Salgado Filho. “As crianças comem barro ou poeira para vir à escola”, disse Vilceu Branco, da Vila Joana D’Arc ao lembrar que a última camada de saibro nas ruas da vila foi colocada em 2002.

Encaminhamentos

Antonio Luis Gomes Pinto, da secretaria de Planejamento Municipal, lembrou que, por força de leis federal e municipal, os loteamentos são obrigados a entregar as obras com ruas de acesso pavimentadas. O licenciamento, como igualmente explicou, também prevê que os loteamentos tenham espaços para creches, escolas e praças. Já Paulo Fialho Meireles, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, explicou que os licenciamentos são pontuais: “Porto Alegre precisa de zoneamentos ambientais”.

Por sugestão de Melo, a SMAM deverá fazer uma reunião especifica com os moradores do bairro para tratar de questões como licenciamento e estudos de impacto ambiental. Também ficou definido que a será solicitada reunião com a EPTC para tratar exclusivamente das reivindicações de transporte e trânsito apresentada na audiência. “Todos os pronunciamentos serão decupados pela nossa taquigrafia e enviados às diversas áreas do governo municipal”, afirmou ainda o vereador.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Ouça:
Jardins Itália e Ypu pedem segurança e melhorias no trânsito