Sessão solene

Médico Marcos Rovinski recebe título de Cidadão

Homenagem da Câmara Municipal foi proposta pelo vereador Dr. Thiago Duarte (DEM).

  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Marcos Rovinski.
    Rovinski (c) recebe o diploma entregue por Dr. Thiago (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Marcos Rovinski. Na foto, o homenageado.
    Rovinski destacou necessidade de investimentos em medicina legal (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (19/5), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao médico Marcos Rovinski. A homenagem foi proposta pelo vereador Dr. Thiago Duarte (DEM). Nascido em Porto Alegre, em 25 de novembro de 1951, Rovinski, influenciado por seus pais, optou pela medicina, visando ao bem estar das pessoas. Na juventude, realizou seu curso primário no Instituto de Educação General Flores da Cunha e o secundário no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, onde teve atuação política nos anos de 1966 a 1969, fazendo toda sua formação em escolas públicas. A solenidade também contou com a presença do gestor da Secretaria de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Ramiro Rosário, o presidente da Federação Israelita  do Rio Grande do Sul, Roberto Wofchuk, a vice-presidente do Sindiperícias, Carla Jung, e os vereadores Reginaldo Pujol (DEM).

Dr. Thiago destacou que a decisão de conceder o título é um reconhecimento da cidade de Porto Alegre "pela honradez de Rovinski e por ele sempre procurar auxiliar o próximo". “É uma satisfação poder fazer, em nome da Câmara Municipal, esse reconhecimento a um grande profissional. E que cada vez mais a perícia legal possa ter esse caráter e comprometimento. Rovinski é um médico legista que é referência para todos nós.”

Em 1970, Rovinski ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), graduando-se em 1975. Em 1976, fez residência médica em medicina interna no Hospital Nossa Senhora da Conceição e, nos anos de 1977 e 1978, em endocrinologia na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Atuou, e ainda atua, em clínica privada, em consultório e nos hospitais Ernesto Dornelles, Mãe de Deus e Moinhos de Vento.

Perito

O homenageado fez concurso para medicina do trabalho na prefeitura de Porto Alegre. Em 1986, fez concurso para perito médico-legista, sendo aprovado para o curso na Escola de Polícia. Foi também um dos criadores da Associação Gaúcha de Peritos Médicos-Legistas, Odonto-Legistas e Químicos-Toxicologistas (depois transformada em Agapel), sendo seu primeiro presidente e atualmente o vice-presidente.

O vereador proponente lembrou também que o médico contribuiu para o desenvolvimento dos peritos do estado, sendo o responsável pela criação de uma equipe de peritos responsável por atender mulheres e crianças no Hospital Presidentes Vargas. “Preocupado em ampliar  o trabalho da perícia, Rovisnki ainda introduziu profissionais como psiquiatras e psicólogos para a excelência do atendimento", finalizou Thiago.

“Essa homenagem configura uma honraria que não imaginava receber. Sempre fui um homem inconformado no desejo de sempre extrair do meu trabalho o melhor, sempre buscando resgatar a dignidade dos meus pacientes", disse o médico, ao agradecer a homenagem. "No atendimento médico legal, ultrapassei situações caóticas e nunca desiste de desenvolver melhores condições de serviço, mesmo em um ambiente limitado e com falta de recursos. É fundamental o reconhecimento das autoridades em destinar mais investimentos para esta instituição tão importante para a sociedade. Agradeço por este título e vejo que valeu a pena“, enfatizou Rovinski.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)