Presidência

Moradores pedem manutenção do Arroio Cavalhada

Celeste recebeu moradores do Arroio Cavalhada e do Executivo Foto: Tonico Alvares
Celeste recebeu moradores do Arroio Cavalhada e do Executivo Foto: Tonico Alvares

Comissão de moradores do Arroio Cavalhada pediu intermediação da presidência da Câmara Municipal junto a prefeitura na busca de uma solução frente aos constantes transbordos do arroio. Os moradores apontam como causa dos problemas a falta de manutenção do local. A reunião, coordenada pela presidenta da Casa, vereadora Maria Celeste (PT), ocorreu na manhã desta quarta-feira (20/6), no Salão Nobre da Câmara Municipal.

 

Na reunião, os departamentos municipais de Esgoto Pluvial e de Água e Esgotos e a Secretaria Municipal de Defesa Civil se comprometeram em visitar o local com vistas a encontrar uma solução aos problemas da região.

 

O representante da Associação Comunitária do Jardim das Palmeiras e Madepinho, Gerson Luís Medeiros, disse que as últimas enxurradas causaram um enorme alagamento nas casas próximas às margens do arroio, provocando até o desmoronamento das residências. Conforme destacou, é constante a ocupação das encostas do arroio por famílias sem moradia.

 

Maria Celeste disse ser importante resolver as questões emergenciais, mas salientou que os projetos que já eram aplicados em prol da cidade deveriam ter continuidade. Para a vereadora, se existem casas localizadas em área de risco, o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) deveria apresentar alternativas para estas famílias.

 

O morador do Beco Cavalhada, Jonathas Rodrigo, disse que não é feita manutenção da rede de esgoto da área, mas salientou que os moradores pagam a taxa do serviço. Rodrigo informou que a tubulação sob a Avenida Otto Niemayer não dá conta do fluxo de água e, com isso, alaga toda a área baixa da cidade, na região Centro-Sul. Solicitou ao Dep para fazer manutenção das tubulações para evitar os alagamentos e sugeriu ao departamento a colocação de canos maiores para dar conta da vasão de água.

 

Conforme informação dos moradores, a gestão anterior usava uma mini retro-escavadeira para limpar o arroio. O diretor de conservação do Dep, Francisco José Pinto, acolheu a sugestão e irá providenciar o maquinário para a manutenção. Participaram da reunião o vereador Mário Fraga ( PDT), o diretor-geral do Dmae, Flávio Presser, o diretor de obras e projetos do Dep, João Pancinha, o secretário adjunto da Defesa Civil, Paulo Marques e moradores do arroio.

Alessandra Obem (reg. prof. 6784)