Obituário

Morre o ex-vereador e ex-deputado Pedro Américo Leal

O coronel do Exército tinha 92 anos e ocupou uma cadeira na Câmara por três mandatos

O ex-vereador Pedro Américo Leal, cumprimentado por oficiais da Brigada Militar
Pedro Américo e oficiais da Brigada Militar no Plenário Otávio Rocha

O ex-vereador de Porto Alegre, ex-deputado estadual e coronel do Exército Pedro Américo Leal faleceu na tarde desta segunda-feira (22/8) em Porto Alegre, aos 92 anos. Ele sofria de Mal de Alzheimer e estava internado havia 16 dias no Hospital Moinhos de Vento, tendo sido vítima de uma parada cardíaca. O velório será nesta terça-feira (23/8), na Assembleia Legislativa, das 9h30min às 17 horas. 

Carioca de nascimento, Pedro Américo Leal mudou-se para Porto Alegre em 1944. Foi eleito deputado estadual pela Arena (Aliança Renovadora Nacional) nas eleições de 1974 e 1978. Após, elegeu-se vereador da Capital em três oportunidades (1992, 1996 e 2000) pelo PDS (depois PPR e PPB), atual PP (Partido Progressista). Como vereador, criou e levantou a Subestação do Corpo de Bombeiros junto à Prefeitura e colocou a 1ª Cia do 9º Batalhão da Polícia Militar na Praça XV de Novembro, no Largo da Epatur. Simultaneamente, legislou sobre o Monumento ao Policial, o qual inaugurou. Ainda intermediou a compra e a localização do prédio de seis andares em frente ao Sport Club Internacional, destinado à Vigilância Sanitária, que constituía um grande anseio da Secretaria da Saúde.  

Homenageado com o título de Cidadão de Porto Alegre em 2005, Pedro Américo Leal também foi professor de Educação Física, psicólogo e jornalista. Teve sete filhos, dentre eles a atual suplente de vereadora pelo PP, Mônica Leal. O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), decretou luto oficial em homenagem a Pedro Américo.


Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)