Sessão Especial

Nagelstein destaca importância do diálogo para o bem da cidade

O novo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre prometeu austeridade e respeito à cidadania

  • Posse do novo presidente da CMPA, vereador Valter Nagelstein.
    O vereador, natural de Bagé, fez seu primeiro discurso como presidente (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Posse do novo presidente da CMPA, vereador Valter Nagelstein.
    Autoridades, como o prefeito Marchezan (e), saudaram a posse do vereador (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Em seu discurso de posse na tarde desta quarta-feira (3/1), no Plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal de Porto Alegre, o novo presidente da Casa, vereador Valter Nagelstein (PMDB), destacou como aspectos principais de sua gestão a ampliação do diálogo com a Capital e a garantia de fazer do Legislativo municipal um espaço aberto às manifestações pertinentes da cidade.

Em sua fala inicial, Nagelstein saudou todas as autoridades e os demais presentes e parabenizou o vereador Cassio Trogildo (PTB), que presidiu a Câmara por dois anos consecutivos, em 2016 e 2017. “Com a mesma firmeza que os gestores desta Casa geriram os trabalhos do Legislativo, assim pretendo permanecer em 2018, com o mesmo comprometimento e a mesma determinação”, disse o novo presidente. 

Nascido em Bagé, Nagelstein, hoje com 47 anos, assumiu a presidência da Câmara enfatizando sua trajetória política e de vida. “Hoje aqui estou eu, assumindo, primeiro pelo sagrado voto popular, pela generosidade de meus pares, pelo apoio de meus colegas de bancada, a posição mais alta do parlamento da cidade que escolhi para fazer a vida, acalentar meus sonhos, criar meus filhos: a minha cidade”, completou.

Disse ainda que assume um dos principais desafios da vida pública e recebe esta responsabilidade com o compromisso de inovar, fiscalizar, dialogar e agir. “Tudo o que for possível fazer para ajudar a resgatar a Porto Alegre de outrora, uma Capital que seja o símbolo e o orgulho de cada gaúcho, onde nossa gente se reconheça um povo feliz”, reiterou.

Nalgestein anunciou ainda que pretende dar continuidade à austeridade que vem sendo a marca de muitas gestões no Legislativo da Capital,  “ampliando o diálogo com a cidade e mantendo o parlamento como santuário da cidadania, sendo um espaço aberto a todas as manifestações, dentro de um ordenamento”.

O presidente defendeu a necessidade de trabalhar em conjunto com os 36 vereadores na Câmara e com o Executivo Municipal, primando pelo diálogo e pela mediação. “Sei também que, numa relação republicana, o que se deve perseguir é a sinergia entre os poderes e não o enfrentamento, e que o parlamento não só pode, como deve, modular as iniciativas do Executivo naquilo que lhe couber”.  

Por fim, o vereador agradeceu aos seus colaboradores, aos seus eleitores e a sua família. “A minha mãe, que aqui está, e que, junto com meu velho, me imprimiram valores que busco repassar aos meus filhos, aos meus irmãos, à minha companheira, Andréa, amorosa, serena, doce e que me deu a luz, a sabedoria e o amor, a Luiza, a Sophia e o Mathi", afirmou.

Depois de seu discurso de posse, Nagelstein convidou a todos os vereadores para a primeira sessão ordinária de 2018, a ser realizada no dia 1 de fevereiro, às 14 horas, no Plenário Otávio Rocha. Todas as sessões da Câmara são abertas ao público.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)