Presidência

Nagelstein recebe diretor da Associação Brasileira de Shoppings

Presidente da CMPA recebe visita de representantes da ABRASCE. Na foto, o presidente da CMPA, Valter Nalgestein (D), e o Diretor de assuntos Institucionais, Cátilo Cândido (E).
O presidente da Câmara Municipal (d) e Cátilo Cândido (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Valter Nagelstein (PMDB), recebeu o diretor da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Cátilo Cândido, na manhã desta segunda-feira (26/3). A reunião tratou de regulamentações do setor, tendo em vista o diálogo entre o poder público e a iniciativa privada.


Cátilo destacou a abrangência do ramo em Porto Alegre, que gera 29 mil empregos diretos e tem uma população flutuante de 9 milhões de consumidores ao mês. Segundo ele, foram mais de R$ 4 bilhões em vendas em Shopping Centers em 2017. Para o empresário, o excesso de leis que buscam regular quesitos como estacionamento, sanitários, escadas rolantes e detectores de metais nestes locais prejudica a livre iniciativa. “A gente mantém uma equipe para monitorar e manter o diálogo com os formadores de opinião, para que escutem as vozes dos shoppings”, explicou. Lembrou, ainda, que há respaldo do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre sua liberdade econômica e direito à propriedade.

O diretor da Abrasce trouxe a sugestão, também, de um projeto já executado em outros Estados, em que as centrais de monitoramento das cidades utilizam as câmeras externas dos shoppings centers. “Tem tudo para funcionar muito bem, pois é uma imagem compartilhada de várias áreas e traz benefícios para o shopping e para o poder público”, ressaltou. Cátilo recordou que conversou com o secretário municipal de Segurança da Capital no ano passado, que se mostrou aberto à ideia.

O vereador Valter Nagelstein destacou a importância desse diálogo com a área legislativa. Tratou de pontos específicos de preocupação da Abrasce, falando sobre a inviabilidade de se instalar detectores de metais em todas as portas de shoppings e do tempo de gratuidade dos estacionamentos. “Como o mundo é globalizado, as pessoas querem aqui o que veem em outros lugares, mas são contextos diferentes”, opinou o presidente da Câmara sobre a gratuidade de estacionamento e o sistema de segurança em shoppings. Foi positivo, por fim, em relação à ideia de associar as câmeras de shoppings à central de segurança de Porto Alegre.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)