INSTITUCIONAL

Nagesltein prestigia entrega de veículos à Brigada Militar

São seis vans e 12 motos entregues através do Programa de Oportunidades e Direitos

Presidente Valter participa de evento no Palacio Piratini.
Cerimônia ocorreu esta manhã no Palácio Piratini (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (MDB), prestigiou na manhã desta segunda-feira (25/6) no Palácio Piratini, sede do governo do Estado, a entrega de seis vans e 12 motos à Brigada Militar. Os equipamentos serão utilizados nas bases de policiamento comunitário nas cidades de Porto Alegre, Alvorada e Viamão. As viaturas foram adquiridas por meio do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), com a coparticipação da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O presidente da Câmara disse que nos últimos três anos a sociedade civil têm enfrentado uma grande crise na segurança, mas que com o empenho dos governos e da própria sociedade os resultados vêm aparecendo para o combate da violência no Estado. “Sabemos que o resgate dos valores deve iniciar na rede de educação e através de programas como o POD é possível ter a redução de indicadores de criminalidade e ações integradas com as comunidades”.

Sobre o POD

O Programa de Oportunidades e Direitos (POD) visa reduzir a violência e combater a evasão escolar entre jovens de 15 a 24 anos. Regulamentado pelo Decreto nº 52.010/2014, o projeto conta com o investimento de 56 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento. A contrapartida do Estado é de 6 milhões de dólares. O POD possui como diretrizes a prevenção da violência, a efetividade policial, a redução da violência e do reingresso na FASE e a articulação do governo com as comunidades envolvidas.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)