Saúde

Novembro Azul ganha visibilidade na Câmara Municipal

Ações de conscientização são desenvolvidas pela Comissão de Saúde e Segurança no Trabalho (CSST)

Novembro Azul - CSST
Novembro Azul - CSST

A exemplo do que aconteceu no Outubro Rosa, o Novembro Azul também será tema de uma campanha de conscientização na Câmara Municipal de Porto Alegre. Promovidas pela Comissão de Saúde e Segurança no Trabalho (CSST), as ações têm como mote a discussão sobre a saúde masculina e a prevenção ao câncer de Próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil.

De acordo com o vice-presidente da CSST, Gerson Menna Barreto Silva, as atividades serão feitas em parceria com a Escola do Legislativo Julieta Battistioli, Sindicato dos Servidores da Câmara (Sindicâmara) e Associação Beneficente dos Funcionários da Câmara Municipal de Porto Alegre (Abecapa). “Serão realizadas duas palestras temáticas, ainda sem data definida, com o apoio da Escola do Legislativo. Também será celebrado o ‘Dia Azul’, em 23 de novembro”, afirma.

O Dia Azul é uma data especial de conscientização, em que a Câmara será decorada e haverá mobilização dos servidores para salientar o alvo da campanha. Na ocasião, o Legislativo receberá, no período de Comunicações Temáticas, durante a sessão ordinária, um representante do Instituto Nacional da Próstata (Inpros). “Nosso objetivo não é apenas a prevenção do câncer de próstata e sim difundir o cuidado com a saúde integral do homem. Não é só o câncer que mata”, salienta Gerson. 

Também será concebida pela CSST uma campanha de arrecadação de roupas masculinas, que serão repassadas à Casa Fonte Colombo, entidade dedicada à prevenção e assistência aos portadores da Aids, já beneficiada na campanha referente ao Dia das Crianças.

História

O Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, sob o nome de Movember, em referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. Ele é difundido no mundo com o apoio de organizações não governamentais e membros da sociedade civil. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a fim de estimular a prevenção ao câncer e promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico. 

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)