Plenário

Grande Expediente/Comunicações

Durante os períodos destinados ao Grande Expediente e Comunicações da sessão de hoje (22/6), os vereadores trataram  dos seguintes assuntos:

TRANSPORTE - Nelcir Tessaro (PTB) falou do transporte coletivo da cidade. Defendeu a idéia de que o passe livre deve ser revisto, pois segundo sua opinião, é o trabalhador quem paga. “Em dias normais, circulam em média de 300 a 350 mil pessoas pelos ônibus de Porto Alegre, e nos dias do passe livre a média chega a 700 mil”, informou o parlamentar. Para Tessaro, é preciso saber quem realmente está utilizando esse benefício. “Essa iniciativa deve beneficiar o trabalhador”, defendeu, ressaltando que não é contra o passe livre, desde que tenha utilização adequada. Tessaro falou ainda da necessidade de redução do custo das passagens entre Guaíba e Porto Alegre. “Precisamos estudar novas alternativas também”. (RA)

CICLOVIAS –Mauro Zacher (PDT) expôs aos demais vereadores a sua ida a cidade Sorocaba (SP) onde participou de debates sobre ciclovias, representando o Legislativo. Disse que Sorocaba vem tratando essa iniciativa de forma diferenciada “Já reservou mais de 50 quilômetros de vias para bicicletas”, informou o parlamentar. Disse que aqui em Porto Alegre ainda não há consenso sobre o assunto, embora a Casa já tenha aprovado projeto nesse sentido. “Realmente eu ainda não estou convencido de que a cidade comporte ciclovias”. Zacher defendeu, no entanto, a colocação de ciclo faixas. “Eu acho que é mais viável, pois cidades que adotaram esse sistema tiveram mais sucesso”. (RA)

CHOCOLATÃO - Maria Celeste (PT) criticou a "morosidade e má vontade" com que o prefeito José Fogaça estaria agindo em relação aos pedidos feitos pela Câmara Municipal. Lembrou que, há três meses, a Câmara havia encaminhado um pedido de decretação de calamidade pública na Vila Chocolatão, a fim de que a CEEE pudesse fazer instalações provisórias no local. "O prefeito até hoje não nos respondeu. E, hoje pela manhã, houve novo incêndio na Chocolatão.", lamentou. Segundo ela, uma comissão da Câmara foi ao local em janeiro, quando houve o incêndio anterior. "A Câmara fez sua parte, mas não houve resposta do prefeito. Lamento o descaso. Será que precisamos esperar a morte de um inocente para que o prefeito tome providências?", questionou. (CS)

SAÚDE - O vereador Engenheiro Comassetto (PT) denunciou que a Secretaria Municipal da Saúde, “respondendo pela política de saúde do governo Fogaça, há vinte dias fechou o posto de saúde de Belém Novo”. Conforme Comassetto, o prédio onde funcionava o posto apresentava rachaduras, a Comissão de Saúde da Casa esteve no local e encaminhou pedido de providências à Prefeitura. “Foram lá e lacraram as portas de um posto que atende, em média, 300 pessoas por dia.” Comassetto informou que, na porta do posto, há um cartaz orientando usuários a dirigirem-se a um dos postos próximos, “na Restinga, que fica a 13 km de Belém Novo, ou no Lami, que fica a 15 km”. (CK)
 
SAÚDE II - Dr. Thiago Duarte (PDT) agradeceu as mais de dez mensagens de apoio, via e-mail, que teria recebido depois de seu pronunciamento sobre o HPS. Elogiou o trabalho realizado no Hospital Presidente Vargas, onde foi implantado um centro de planejamento familiar. “Parabéns ao vereador Dr. Raul, à Secretaria de Saúde e ao prefeito Fogaça. Planejamento familiar é um ato de coragem”, concluiu. Sobre o posto fechado em Belém Novo, informou que foi aprovado pela Secretaria da Fazenda o orçamento para instalar ali um novo posto. “O que não pode é um posto de saúde cair na cabeça das pessoas.” (CK)

SAÚDE III - Sofia Cavedon (PT) disse não conseguir aceitar o fechamento do posto de Belém Novo. “Não fechamos uma escola até que se construa outra. Com a saúde é mais grave: fechar um posto e as pessoas ficarem sem atendimento é difícil de aceitar”, disse a vereadora. Quanto à instalação do centro de planejamento familiar, Sofia parabenizou a iniciativa, acrescentando que a combinação de educação e saúde é fundamental para o planejamento familiar. “A diminuição de nascimentos de crianças não desejadas está diretamente ligada à educação das jovens.” (CK)

COPA - Haroldo de Souza (PMDB), ao reiterar sua posição contrária à realização da Copa do Mundo no Brasil, leu e-mail de uma arquiteta e eleitora sua sobre as preocupações dos governos com os problemas da sociedade brasileira. "Antes da Copa é preciso curar as mazelas sociais e as fragilidades setoriais que o Brasil sofre", leu do e-mail. Para Haroldo, a criação de uma Secretaria Estadual da Copa do Mundo é uma medida absurda do governo estadual. "Já basta um órgão específico no município para tratar das questões da copa. Não se pode extrapolar com mais essa", argumentou ao finalizar a leitura do documento: "Querem gastar dinheiro com uma nova estrutura sem dar aumento aos professores". (ES)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)