Plenário

Lideranças / Sessão Ordinária

Movimentação de plenário. Na foto, os vereadores Valter Nagelstein, Felipe Camozzato e Moisés Barbosa.
Vereadores Nagelstein (e), Camozzato (c) e Barboza (d) na tarde desta quarta-feira (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

O período de lideranças desta quarta-feira (21/03), na Câmara Municipal de Porto Alegre, teve discutidos os seguintes temas:

VETERINÁRIO - Aldacir Oliboni (PT) lembrou de reunião da Cosmam com a coordenação do Hospital Veterinário de Porto Alegre, em que foi informado de que o local, atualmente, funciona como uma Unidade de Saúde de Atendimento aos Animais e, não, como um hospital. Segundo o vereador, a justificativa para isso é a falta de três médicos e de R$ 500 mil reais no seu orçamento anual. “Queremos um pronto atendimento, porque a estrutura comporta emergência, bloco cirúrgico e UTI, podendo atender mais de 120 animais”, declarou o vereador. Segundo ele, o local deve atender a todos, principalmente àqueles que não podem pagar por um hospital particular. (AF)

TRABALHO - José Freitas (PRB) ressaltou que representou a Câmara Municipal na Assembleia Legislativa na última terça-feira (20/3). O tema da visita era a homenagem ao trabalho social desenvolvido por igrejas em presídios e em centros de recuperação de drogadição no Rio Grande do Sul. Segundo ele, a Igreja Universal, na qual atua, está presente em 106 presídios no estado, com 1100 voluntários e 24 espaços de ressocialização. “Quatrocentos e oitenta ex-presidiários foram ressocializados através da conquista de empregos formais e informais”, afirmou. (AF)

SAÚDE  - “Gostaria de comemorar alguns resultados e fazer um justo agradecimento à equipe da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre”, declarou Moisés Barboza (PSDB). Segundo ele, foram instalados, até agora, dois postos de saúde que ficam abertos até às 22 horas. O vereador afirmou, também, que houve a abertura da Clínica da Família, na Restinga, e que o número de leitos psiquiátricos atualmente é o maior desde o fechamento do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Disse, ainda, que foram compradas 11 novas ambulâncias e que a fila do Telesaúde, na parte dermatológica, foi zerada. (AF)

ÁGUA - “Amanhã é o dia mundial da água, e, por isso, temos que estar atentos e sempre refletindo sobre o papel que temos como cidadãos na preservação dos nossos recursos hídricos”, declarou André Carús (PMDB). Segundo ele, o Brasil hoje é responsável e detentor de 12% das águas superficiais dos rios do planeta. Afirmou, também, que 83% dos brasileiros são abastecidos com água tratada e 35 milhões não têm acesso ao serviço. Lembrou, ainda, que de cada 100 litros de água coletados, 37 são desperdiçados, resultando no prejuízo de 8 bilhões de reais. “Passa por uma ação de cidadania a população não mais favorecer o desperdício de água. ” Ressaltou, por fim, a importância de pautar um debate sobre o presente e o futuro do DMAE. (AF)

BICICLETAS - Marcelo Sgarbossa (PT) denunciou reajuste praticado pela empresa que gerencia o novo sistema de bicicletas compartilhadas da cidade. O vereador relatou que trouxe o caso para a atenção da sociedade e da Câmara, finalmente encaminhando ao Ministério Público, que solicitou revisão e suspensão da cobrança dos novos valores. “No contrato estava bem claro que não seria possível reajustar os valores. Esta política de incentivo ao uso de modais de transporte sustentáveis é importante, mas o Executivo precisa estar atento para não frustrar os porto-alegrenses. Seguiremos vigilantes”, completou Sgarbossa. (AM)

LEGISLATIVO - Felipe Camozzato (Novo) apresentou um breve relatório com atividades e resultados obtidos em 2017 pela Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desburocratização, que é integrada por 11 parlamentares. Ao longo do ano, foram realizadas 17 reuniões. Camozzato lembrou que foram elaboradas dez proposições para revogações de leis para reduzir os custos de novos empreendimentos na cidade. Outro feito apresentado foi pesquisa feita em mais de 130 bares e restaurantes sobre o descarte de materiais sólidos e orgânicos. De acordo com o vereador, a pesquisa serviu para auxiliar o setor a entender o correto processo de descarte deste tipo de lixo. (AM)

AMBULANTES - Prof. Alex Fraga (PSol) afirmou que acompanhará a licitação que será aberta pela prefeitura para a alocação dos ambulantes que foram temporariamente realocados próximos ao anfiteatro Pôr do Sol, compromisso este que foi assumido ainda na gestão anterior pelo Executivo. O projeto original prevê que sejam dignamente alocados em espaço destinado a realização de suas atividades econômicas. O parlamentar aproveitou que amanhã é o Dia Mundial da Água e informou dados alarmantes referentes aos rios da região. De acordo com o IBGE, dos dez rios mais poluídos do país, o Rio Grande do Sul tem três. “Precisamos ser corresponsáveis pelas qualidades das águas. Precisamos buscar parcerias com municípios vizinhos para o tratamento dos esgotos”, finalizou. (AM)

PROTEÇÃO - Rodrigo Maroni (Pode) atentou para o estado que se encontram alguns espaços para lazer sob responsabilidade da prefeitura municipal. Lembrou que IAPI foi “um lugar muito legal de se viver, mas hoje passa por uma situação delicada referente às quadras e praças. São locais destinados para as pessoas se divertirem, porém possuem quadras que são as mesmas por décadas, com pouca ou nenhuma manutenção”. Maroni também atentou para a causa animal na esfera política. “Até hoje, tínhamos apenas parlamentares que tiravam fotos com animais para as mídias. Não viviam o cotidiano de proteção animal, não viviam na merda, não pulavam no arroio Dilúvio. Não é mérito meu, mas minhas redes sociais mostram um pouco. Não me considero parlamentar, me considero protetor dos animais”, concluiu. (AM)

GOVERNO – Para Clàudio Janta (SD), a prefeitura deve explicações à população quanto ao custo de exposição montada no Paço Municipal, em homenagem ao aniversário de Porto Alegre. Conforme o Janta, trata-se uma exposição de fotos dos prefeitos da cidade, em formato de linha do tempo que inicia com a gestão de 1990, até chegar ao atual prefeito Nelson Marchezan Jr. Por ser uma exposição extensa que ocupa grande parte do local, o vereador encaminhou um pedido de informações à Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC) referente aos gastos para realização da exposição. “Até hoje, o Mercado Público não consegue resolver seus problemas graves, outros prédios antigos não conseguem resolver seus patrimônios culturais, e os painéis [da prefeitura] fogem de tamanho e proporção”. Janta ainda questionou qual o critério para escolha das fotos, se houve doação para o acervo fotográfico e quem são os envolvidos. (MF) 

HOMENAGEM - Professor Wambert (PROS) deixou sua homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Em seu discurso, o vereador afirmou que houve avanço no combate ao preconceito de pessoas portadoras da síndrome. “Pessoas que são diferentes, mas que são iguais. Diferentes com uma natureza especial, uma genética ligeiramente especial, mas que compartilham conosco a mesma natureza humana”. Para Wambert, antigamente as escolas não estavam preparadas para receber crianças especiais, o que implicava ainda mais as situações de buylling. “Hoje muita coisa mudou. Eles exercem as mais diversas profissões”. O vereador ainda destacou que o que importa é o respeito e a inclusão para melhora do convívio social. Ele ainda parabenizou trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE - em todo o Brasil, em especial as instituições do Rio Grande do Sul. (MF) 

CIDADE - Mauro Pinheiro (Rede) disse ser preocupante o posicionamento do Corpo de Bombeiros na reunião com a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), realizada ontem (20/3), para discutir o projeto de instalação da nova unidade no Corpo de Bombeiros no Centro Estadual de Treinamento Esportivo – Cete, no bairro Menino Deus. Em sua declaração, Mauro afirmou que a resposta do subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira, gerou incerteza quanto a garantia do espaço compartilhado pelos bombeiros e a população. “O comando não dá garantia no futuro”, constatou. Em relação a inauguração da Orla do Guaíba, Mauro parabenizou o projeto de revitalização. Sobre a situação dos vendedores ambulantes, o vereador considerou que os comerciantes estarão contemplados no plano, deixando de serem ambulantes para se tornarem pequenos empreendedores. (MF) 

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo)
            Alex Marchand (estagiário de jornalismo) 
            Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)