Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Vereador Idenir Cecchim na tribuna do plenário
    Vereador Idenir Cecchim (PMDB) (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
  • Vereador João Carlos Nedel na tribuna do plenário
    Vereador João Carlos Nedel (PP) (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Durante o período destinado às Lideranças partidárias, na sessão ordinária desta quinta-feira (22/9), os vereadores da Câmara Municipal discutiram os seguintes temas:

CONTADORES - João Carlos Nedel (PP) prestou homenagem aos profissionais da contabilidade pela passagem do Dia do Contador. “Os contadores desempenham um papel fundamental para a economia, não apenas por cuidar de contas, mas por agirem como conselheiros da administração dos recursos”, afirmou. O vereador também citou o discurso do ex-presidente da França, Jaques Chirac, no XV Congresso Mundial de Contadores, em 1997. “A profissão contábil desempenha um papel fundamental na modernização e internacionalização de nossa economia”, expôs. Por fim, cumprimentou o Sindicato dos Contadores do Rio Grande do Sul (Sindiconta), desejando que a profissão “se torne cada vez mais reconhecida, eficaz e nobre”. (PE)

MANIFESTAÇÕES - Cláudio Janta (SD) falou sobre as manifestações ocorridas em Porto Alegre e nas demais capitais do país. “Representa um dia de luta do movimento sindical em função dos pacotes que o governo federal pode aplicar em 2017”, disse ele. Janta repudiou uma possível “tentativa de mexer na previdência social ou em questões importantes dos trabalhadores”. “Antes de ameaçar os direitos adquiridos, devem ser buscadas alternativas como a cobrança aos inadimplentes e a legalização dos jogos no Brasil, que poderá angariar milhões para a previdência”, afirmou. De acordo com o parlamentar, “não será aceito que os trabalhadores paguem a conta da crise”. (PE)

SALÁRIOS - Reginaldo Pujol (DEM) falou sobre os projetos em pauta, que definem o salário do prefeito e dos vereadores para a próxima legislatura. “Desde a legislatura anterior venho incitando que se enfrente este assunto com maior antecedência, evitando decisões de última hora, pré-eleitoral, como a que será tomada hoje”, argumentou. Para Pujol, o projeto prevê um “engessamento” na remuneração. “Vamos criar um paradoxo, pois inúmeros municípios aprovarão um salário maior do que em Porto Alegre. Neste equívoco, não gostarei de subscrever”, declarou. O parlamentar ainda disse que, “com serenidade, tranquilidade e transparência”, defende um entendimento entre as lideranças em nome do bom senso. (PE)

MANIFESTAÇÕES II - Sofia Cavedon (PT) também tratou sobre as manifestações ocorridas no país. “As centrais sindicais efetuam uma paralisação e reagem ao ataque nos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou. A vereadora também atacou o atual governo federal, “Com o impeachment, foi nomeado um presidente com um programa que corta os gastos públicos e atinge os trabalhadores, com o programa ‘Ponte para o Futuro’, que chamamos de ‘pinguela para o atraso’”, expôs Sofia. Por fim, ela disse que “as lutas que estão nas ruas não deixarão em paz um governo que desrespeita o voto e história do povo brasileiro, que tem um patamar democrático e de valorização do trabalho”. (PE)

CUTHAB – Elizandro Sabino (PTB) falou sobre a urbanização e os problemas de regularização urbana de Porto Alegre trabalhadas pela Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) nos últimos meses. “As demandas que nos chegam dizem respeito às necessidades básicas da população, como saúde e água.” O vereador comentou sobre o trabalho realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que tem dado retorno aos pedidos feitos pela Cuthab, em nome da população, na busca de soluções para o atendimento médico nos bairros mais carentes da capital. Ao final, Sabino fez um agradecimento a todos que acreditam e confiam suas demandas à Comissão. (CM)

CAMPANHA – Idenir Cecchim (PMDB) comentou sobre as campanhas eleitorais que estão ocorrendo em Porto Alegre. “Acho estranho que o PSOL, PT e PCdoB estão juntos e não se criticam. Todos estão trabalhando na mesma direção, isso é política, são as tais coligações.” Cecchim ainda expôs sua relação com os concorrentes políticos. “Não tenho nenhum problema com nenhum vereador. Todos estão fazendo uma campanha honesta, pedindo votos nas ruas com muitas ideias e boa vontade.” O vereador afirmou que a eleição está sendo limpa e chamou-a de “campanha franciscana”, por não dispor de grandes quantias financeiras para ser realizada. “São Francisco também cuidava das pessoas e dos animais sem muitos recursos. Que possamos terminar a eleição nesse clima”, encerrou o vereador. (CM)

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
           Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)