Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Movimentação de plenário
Movimentação em Plenário nesta segunda (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

No período de Lideranças da sessão ordinária do Legislativo Municipal na tarde desta segunda-feira (20/2), foram discutidos os seguintes assuntos:

CONVOCAÇÃO - Felipe Camozzato (Novo) subiu à tribuna para convocar a presença de todos os colegas no dia 12 de março para o ato pelo direito da defesa, que tem como objetivo alterar o Estatuto do Desarmamento. De acordo com o vereador, em tempos de crise, o armamento é necessário para a defesa do cidadão diante da insegurança pública. Ele também convidou para o ato em favor da Operação Lava-Jato, no dia 26 de março, para defender o fim do foro privilegiado e também o apoio à reforma trabalhista. "Precisamos avançar se queremos ter um país que se possa construir algo para o futuro". (MF)

CPI - Roberto Robaina (PSOL) falou sobre as iniciativas que o partido tem tomado, preocupado com o futuro de Porto Alegre. Lembrou que já no início da legislatura o PSOL manifestou o desejo de realizar uma CPI para investigar a corrupção no Departamento de Esgotos Pluviais. "Temos tratado de demonstrar que estamos dispostos a apresentar propostas que mudem a situação de vida das pessoas". Robaina também falou sobre a manifestação marcada para março, em favor da Operação Lava-Jato, e fez críticas ao Movimento Brasil Livre e também às reformas trabalhistas apresentadas pelo atual governo. O vereador ainda encerrou convidando para um ato dia 15 de março em defesa dos direitos trabalhistas. (MF)

COMÉRCIO - Adeli Sell (PT) expressou em nome da liderança do partido preocupações sobre a Operação Lava Jato. "Meu partido foi acusado de querer barrar a Lava-Jato, mas quem está impedindo qualquer investigação neste país é o governo". Adeli também criticou problemas no âmbito municipal, especificamente do Centro Histórico de Porto Alegre, onde tem encontrado dificuldades na circulação de pedestres devido a quantidade de comércio ilegal. O vereador falou também sobre o sistema da Sala do Empreendedor, que julgou como nefasto. "Estamos nesta grande batalha por uma cidade para as pessoas e não apenas para alguns", encerrou. (MF) 

PREFEITURA - Rodrigo Maroni (PR) utilizou o período para criticar a atual gestão da prefeitura. "Tenho a convicção que foram os piores primeiros 40 dias de governo que já vi." O vereador disse ainda que o próprio governo não se entende e não tem nenhuma relação com a Câmara. A falta de atendimento e a propaganda de campanha do prefeitura também foram alvos de críticas do vereador, que afirmou ser um momento catastrófico para a política na cidade. (MF) 

TEMER - Fernanda Melchionna (PSOL) afirmou que é um ataque brutal o que o governo Temer está fazendo com os trabalhadores brasileiros em relação às novas propostas para a jornada de trabalho e para a aposentadoria. “Essa é uma fórmula que reproduz desigualdades, massacrando os que começam a trabalhar mais cedo, além de tentar surrupiar os poucos anos de descanso dos trabalhadores”. A vereadora ainda falou sobre o silêncio dos protestos após a saída da ex-presidente Dilma Roussef, dizendo que só pode lutar contra a corrupção quem não está envolvido nela. “Esse governo não tem legitimidade nem apoio e tenta de todas as maneiras blindar e impedir as investigações da Lava-Jato. Por isso, é fundamental a luta e o debate. Nós somos contra os ajustes neoliberais da gestão Temer”, finalizou. (CM)

PREFEITURA II - Idenir Cecchim (PMDB) também expôs sua opinião sobre a relação entre a Câmara e a Prefeitura municipal, seguindo o que foi dito pelo vereador Rodrigo Maroni (PR). “Realmente a cidade está esperando as atitudes do novo governo”. Conforme Cecchim, não há confronto entre a Casa e o prefeito, pois os vereadores aceitaram o pedido feito pela gestão municipal de ter 120 dias para organizar o governo e, ainda, votaram o projeto de reforma administrativa no início do ano. “Não há queda de braço, porque só existe um braço, o da Câmara”, explicou, pedindo providências à Prefeitura. (CM)

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
               Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)