Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Movimentação de plenário. Na foto: Vereador Claudio Janta na tribuna do plenário.
    Vereador Cláudio Janta (SD) (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Vereadora Sofia Cavedon na tribuna do plenário
    Vereadora Sofia Cavedon (PT) (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Durante o período destinado às Lideranças partidárias, durante a Sessão Ordinária da tarde desta quinta-feira (9/6), na Câmara Municipal de Porto Alegre, foram abordados os seguintes assuntos:

DEMOCRACIA - Jussara Cony (PCdoB) disse que “o ataque à democracia é uma constante nas instituições brasileiras”. “O governo interino incide com ação policial repressiva contra os movimentos sociais e revela seu caráter ditatorial”. Segundo ela, o governo Temer aprofundou a “visão reacionária e antidemocrática que promove retrocesso no país”. Falando sobre o Sistema Único de Saúde, a vereadora afirmou que o mesmo “é resultado de muita luta” e que não pode ser vítima do que chamou de “neoliberalismo privatista”. Jussara finalizou reiterando que “conquistas históricas estão indo ralo abaixo em um golpe que retira os direitos e democracia”. (PE)

POLICIAIS - Rodrigo Maroni (PR) manifestou agradecimento aos policiais, segundo ele “grandes parceiros na caminhada em defesa dos animais”. “A mesma Polícia que recebe o salário parcelado e atua simples e puramente com paixão”, disse. O vereador descreveu como “heróis” os policias que auxiliam em defesa da causa animal. “Estes heróis têm me ajudado muito quando enfrento pessoas com problemas psiquiátricos ou de caráter que maltratam os animais”, afirmou Maroni. Para ele, “mais do que qualquer coisa, ser policial e um exercício de humanidade”. (PE)

CALENDÁRIO - Bernardino Vendruscolo (PROS) elogiou o trabalho da Polícia e do Ministério Público, que combatem práticas de adulteração no leite. “Todos os produtos que consumimos merecem um acompanhamento técnico”, declarou. O vereador também criticou o fato de, no Calendário de Eventos da cidade disponível no site de prefeitura municipal, não constarem várias atividades já aprovadas na Câmara Municipal. “Destaco a Tertúlia da Poesia Crioula e o Rodeio de Poetas Crioulos, cujas leis para incluir no calendário são de minha autoria e já foram aprovadas nesta Casa”. Segundo Vendruscolo, tais eventos são promovidos por pessoas que “não ganham para fazer cultura, mas o fazem por amor”. (PE)

DEMOCRACIA II - Adeli Sell (PT) questionou os vereadores da base do governo sobre a possibilidade de as reuniões do Orçamento Participativo acontecerem após o processo eleitoral de 2016. “Isso seria feito para esconder debilidades encontradas na cidade?”, indagou. Adeli também criticou o “silêncio sepulcral” de alguns vereadores sobre a conjuntura nacional. “Onde estão os combativos do MBL que estavam aqui há até poucos dias?”, interpelou. “Nós temos posição: pela democracia, liberdade e uma cidade inclusiva”, finalizou o vereador. (PE)

PARTICIPAÇÃO - Kevin Krieger (PP) explanou a decisão do Conselho do Orçamento Participativo (COP), formado pela sociedade civil, em adiar a realização das assembleias do Conselho para depois das eleições municipais. Segundo o vereador, o objetivo da determinação é possibilitar a participação do atual e do futuro prefeito de Porto Alegre. Em crítica ao vereador Idenir Cecchim (PMDB), Kevin Krieger (PP) afirmou que esta é uma solicitação da sociedade civil ao governo. "Não há nada para ser escondido nem nada que o governo tema em relação às assembleias”. (CS)

CULTURA - Idenir Cecchim (PMDB) defendeu a luta pela valorização da cultura gaúcha e afirmou que é necessário cobrar atenção dos políticos do estado às tradições do povo gaúcho. “Toda a cultura gaúcha precisa ser enaltecida e cultivada”. Ao mesmo tempo, Idenir Cecchim (PMDB) parabenizou o vereador Bernardino Vendrulosco (PROS) por trabalhar pela valorização desta cultura. (CS)

PROVIDÊNCIAS - Sofia Cavedon (PT) pediu que sejam tomadas providências com relação ao mau cheiro e ao gosto ruim da água que chega a alguns bairros de Porto Alegre. Ela pediu ao presidente da Câmara, Cassio Trogildo (PTB), que convide os diretores do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) para comparecerem à Casa para explicarem o motivo da falta de água potável. Sofia Cavedon (PT) disse ainda ser contra a decisão do Conselho do Orçamento Participativo em adiar as assembleias para depois das eleições municipais. “Este era um espaço de balanço e debate eleitoral”. (CS)

PROJETO - Cláudio Janta (SD) alegou ser contra o projeto que cria o Código de Defesa dos Animais, de autoria de Rodrigo Maroni (PR). “Tinha que ser um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, que já prevê algumas coisas que estão dentro deste novo projeto, não deveria ter sido elaborado assim como ele está sendo apresentado.” (CS)


Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
           Cleunice Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)