Doação de Sangue

Por iniciativa do vereador José Freitas, campanha Junho Vermelho é realizada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Neste mês, por meio de uma iniciativa do vereador José Freitas, a Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA) está apoiando a campanha nacional Junho Vermelho, que incentiva a doação de sangue.
O parlamentar, tradicional apoiador da causa, recebeu o pedido de apoio do Hemocentro RS e encaminhou a solicitação através da Mesa Diretora da Casa, a qual integra como 3º secretário. Com a ação, a sede do Legislativo já está sendo iluminada na cor vermelha durante todo o mês e o portal da CMPA produziu um material informativo referente a campanha.
O objetivo, segundo Freitas, é ampliar a visibilidade da campanha Junho Vermelho para que os estoques de sangue do Hemocentro RS permaneçam com níveis adequados não somente enquanto durar a campanha, mas, sim, permanentemente.
“A sociedade precisa se conscientizar que doar sangue é um ato de cidadania que deve ser exercido de forma regular. Uma doação pode salvar até quatro vidas, portanto, acredito que ações de incentivo são necessárias sempre”, salienta.
Doação
No Brasil, somente 1,8% da população entre 16 e 69 anos doa sangue, enquanto que o ideal, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é de 3% a 5%. Para doar, é necessário: ter entre 16 e 69 anos; pesar a partir de 50 quilos; estar em boas condições de saúde; não estar grávida nem amamentando; evitar consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes; e ter dormido pelo menos seis horas antes.