Projetos

Programa prevê uso da bicicleta para combater evasão escolar

Diminuir a evasão escolar aliada a uma atividade socioeconômica através do uso da bicicleta e cursos. Esses são objetivos do projeto que institui, na Rede Municipal de Ensino, o Programa Pedalando e Aprendendo, de autoria do vereador Mauro Zacher (PDT), que entrou em discussão preliminar de pauta na Sessão Ordinária desta quarta-feira (10/8) na Câmara Municipal de Porto Alegre. Se aprovada, a proposta utiliza as bicicletas e da oferta de cursos para consertos desse transporte para ressaltar a importância da assiduidade e do desempenho progressivo dos alunos matriculados nas escolas municipais.

Segundo o autor, isto induzirá a aprendizagem e a qualificação profissional para o mercado. Mauro Zacher ressalta que existe uma constante dificuldade de locomoção de alunos para a escola. Entre as justificativas, ele apresenta a falta de recursos financeiros, inexistência de instituições de ensino ou de linha de transportes público em determinadas regiões. Ele ressalta que o programa proposto é importante, ainda, pelo potencial de desenvolvimento do modal ciclístico a partir da aprovação da implantação gradual do Plano Diretor Cicloviário.

“Agrega-se ao projeto a possibilidade de criação de uma cadeia produtiva que permita, ainda, a inclusão, social e econômica, de jovens de comunidades carentes, fator que reduzirá a incidência de participação dessa camada da população em comportamentos de risco”, argumenta Mauro Zacher. Segundo ele, este programa já é utilizado com sucesso na cidade de São Paulo, entre outras, desenvolvido pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de São Paulo (Fussesp), que atua para diminuir a evasão escolar mediante a doação de bicicletas para alunos do ensino fundamental da rede pública.

Também há a qualificação profissional na área da manutenção de bicicletas com geração de renda para alunos do ensino médio. O curso, com duração de 100 horas, é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e capacita os estudantes em montagem, manutenção e reparo de bicicletas.

“Esta proposta prevê que, durante o curso, os jovens tenham noções de cidadania, de ética e de empreendedorismo, o que complementará o processo de inclusão social, e, ainda, que, ao término do curso, sob a orientação de técnicos e profissionais, os alunos possam se organizar, seja com a criação de microempresas ou cooperativas de prestação de serviços”, destaca Mauro Zacher.

O programa deverá ainda priorizar estudantes de uma determinada faixa etária, de 11 a 17 anos, bem como os que apresentem renda familiar não superior a dois salários mínimos. Para participar do Programa Pedalando e Aprendendo, os alunos deverão comprovar frequência escolar superior a 80%; idade entre 11 e 14 anos, para beneficiar-se do uso de bicicleta para o transporte e idade entre 14 e 17 anos para beneficiar-se dos cursos
De aprendizagem. Aquele aluno que, de um ano para outro, não for promovido para a próxima série ou etapa escolar será excluído do Programa Pedalando e Aprendendo.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)