Plenário

Projeto concede título de Cidadã à corregedora do Tribunal de Justiça

Vereador Delegado Cleiton (PDT) Foto: Leonardo Contursi
Vereador Delegado Cleiton (PDT) Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
O projeto de lei n°064/16, que tramita na Câmara Municipal, concede o título de Cidadã de Porto Alegre à desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, primeira mulher a ocupar o posto de corregedora-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS). O autor da proposta é o vereador Delegado Cleiton (PDT).

Natural de Pelotas, a homenageada graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal de Pelotas, em 1981. Em 1986, assumiu o cargo de juíza na comarca de Santa Rosa. Posteriormente, passou pelas comarcas de Campina das Missões, Espumoso e São Jerônimo, sendo promovida para Porto Alegre em 1992. Finalmente, em março de 2004 foi nomeada como desembargadora, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, classificada inicialmente junto à 14ª Câmara Cível. No final do ano passado, ela foi eleita corregedora-geral do TJRS para o biênio 2016-2017.

Segundo Iris, o exercício da jurisdição deve ter foco nos jurisdicionados, na paz e bem-estar da sociedade. “Tenho uma vida de muito trabalho, dedicação e estudo, esforçando-me para desempenhar da melhor maneira possível o encargo que me foi atribuído”, completa.


Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)