Plenário

Projeto concede título de Cidadão a Vital da Silveira

Movimentação de plenário. Na foto: Vereador Airton Ferronato na tribuna do plenário.
Vereador Airto Ferronato (PSB) é o proponente (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está tramitando, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que concede o título de Cidadão de Porto Alegre a Vital Moacir da Silveira, por sua dedicação na área jurídica do Rio Grande do Sul. O projeto tem assinatura de Airto Ferronato (PSB). Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e também técnico contábil pela Faculdade de São Judas Tadeu, Vital Moacir da Silveira é advogado responsável pelo Escritório Vital Advogados, e ainda presta serviços de assessoria jurídica a diversos sindicatos e associações de classe, conforme destaca o projeto.

Durante os anos de 1989 e 1991, Vital foi membro da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, da Ordem dos Advogados do Brasil seccional do Estado gaúcho (OAB-RS), órgão em que foi relator da lei que regulamentou a criação de juizados especiais, perante o conselho do OAB-RS.  Já em 2003, assumiu como presidente da instituição. 

Ainda de acordo com a proposta, Vital Moacir da Silveira é um dos juristas mais influentes do Estado do Rio Grande do Sul. 


Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)