Plenário

Proposto título de Cidadão de Porto Alegre ao estilista Rui Spohr

Período de comunicações temático: A lei da mordaça e a escola neutra X diretrizes nacionais da educação em direitos humanos e a escola emancipatória. Na foto: vereador Valter Nagelstein na tribuna
Vereador Valter Nagesltein (PMDB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal o projeto de Lei do vereador Valter Nagelstein (PMDB) que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao estilista Rui Spohr. Nascido em Novo Hamburgo, em 1929, com o nome de Flávio Spohr, o homenageado estudou em Paris e foi o primeiro gaúcho a se profissionalizar em moda na França. Após permanecer por dois anos na capital mundial da moda, ele voltou à Porto Alegre com a ideia de ser chapeleiro, mas logo se dedicou também à criação de roupas.

Conforme o projeto, em seu retorno, Spohr iniciou o curso de Belas Artes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e promoveu seu primeiro desfile de moda, com criações próprias. Em seguida, passou a escrever uma coluna de moda para um jornal da Capital. “Logo, seu ateliê, localizado no Bairro Centro Histórico de Porto Alegre, ficou pequeno para o talento de Rui, que mudou-se para um antigo casarão na Rua Miguel Tostes”, afirma o proponente, lembrando que ali foram idealizados os uniformes femininos da Brigada Militar, padrão que é utilizado até hoje.

Rui Spohr também foi professor universitário, ministrando a cadeira de Teoria dos Estilos na Universidade Feevale, durante oito anos. “O momento é de homenagear a história de Rui que, como é possível verificar, se confunde, muitas vezes, com a própria história de Porto Alegre, a qual enalteceu em diversas oportunidades de sua vida”, destaca o autor do projeto.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)