Psoríase

Vereador José Freitas pede atenção aos portadores da Psoríase

Na sessão plenária de segunda-feira, 23, o vereador José Freitas (PRB) pediu que os vereadores se sensibilizem para a incidência da Psoríase no país, ao relatar sua participação na instalação da Frente Parlamentar Mista pela causa da Psoríase e Artrite Psoriásica, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 19 de outubro.

De acordo com o parlamentar, é necessário unir forçar para que esta causa receba as políticas públicas necessárias. “Peço que todos os vereadores conscientizem os deputados da sua base para que esta reivindicação chegue com força em Brasília. Precisamos sensibilizar o governo federal para que o mesmo disponibilize recursos para o tratamento destas pessoas”, solicitou.

Freitas destacou que a doença inflamatória da pele, crônica e autoimune afeta a 3% da população mundial, ou seja, aproximadamente cinco milhões brasileiros são acometidos pela enfermidade, sendo 44 mil em Porto Alegre. “Muitos deles tiram a própria vida, porque nos estágios avançados não possuem condições de fazer um tratamento, que em casos mais graves chega a custar R$ 80 mil”, salientou.

Pioneirismo

Freitas ainda destacou a Lei 12.247, de sua autoria, que instituiu, em Porto Alegre, Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase. “Esta é a primeira Câmara no país a ter um projeto destinado para essa população. Somos pioneiros na atenção aos portadores desta doença”, destacou.