Plenário

Sebastião Melo receberá título de Cidadão

  • Solenidade de entrega dos contratos firmados entre DEMHAB e mutuários do Jardim do Bosque. Na Foto: Vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo
    Melo presidiu a Câmara em 2008 e 2009 (Foto: Esteban Duarte/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto: Vereador Idenir Cecchim na tribuna do plenário.
    Vereador Idenir Cecchim (PMDB) é o proponente (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta segunda-feira (19/12), o projeto de lei que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao vice-prefeito da Capital, Sebastião de Araújo Melo. A proposta tem a autoria do vereador Idenir Cecchim (PMDB). Melo foi vereador de Porto Alegre em três legislaturas e presidiu a Câmara de Porto Alegre nos anos de 2008 e 2009.

Também foi vice-presidente do PMDB no Rio Grande do Sul e do diretório do partido em Porto Alegre por cinco anos. Em seu primeiro mandato como vereador, diz Cecchim, Melo destacou-se "como um defensor dos interesses populares e na fiscalização rigorosa dos atos do Executivo". No segundo mandato, segundo o proponente da homenagem, Melo intensificou a luta por mais justiça social, pela melhoria no atendimento à saúde, no combate ao desemprego, por mais segurança e na aprovação de projetos de interesse da população de Porto Alegre.

Como destaque em sua atuação pública, em 2008, presidiu o Legislativo porto-alegrense, quando foi realizado o fórum "Porto Alegre uma Visão de Futuro", que reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir o futuro da cidade. Em 2009, foi reconduzido à presidência da Câmara por seus pares.

Conforme Idenir Cecchim, Sebastião Melo foi um vereador de poucas leis, por considerar que já existem leis suficientes em vigor. Entre seus projetos aprovados destacam-se o que promoveu a redução gradativa das carroças nas ruas de Porto Alegre, visando a transpor carroceiros para atividades mais formais, poupar os cavalos de maus tratos e reduzir os riscos de acidentes; e o que regulariza construções que sofreram pequenas modificações e que, por isso, deixaram de atender às exigências da prefeitura.

Para o vereador proponente, Sebastião Melo merece a homenagem por sua destacada atuação na cidade de Porto Alegre, especialmente pelo seu trabalho enquanto vereador e, mais recentemente, como vice-prefeito da Capital, assim como pelo seu mérito enquanto cidadão, colega, pai de família e amigo.

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)