Plenário

Trabalhador da construção de Brasília pode ser homenageado

Vereador João Carlos Nedel na Tribuna
Vereador João Carlos Nedel (PP) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de Lei do vereador João Carlos Nedel (PP) que denomina Rua Ernesto Cláudio do Nascimento o logradouro público conhecido como Rua Cinco Mil e Nove, localizado no Bairro Hípica, zona sul da Capital. A nomenclatura tem o intuito de homenagear, na pessoa de Nascimento, os trabalhadores que contribuíram na construção da cidade de Brasília.

Segundo a proposição, Ernesto Cláudio do Nascimento nasceu em 1925, no município de Monte Santo, fundado por Antônio Conselheiro e situado no nordeste da Bahia, um dos palcos da Guerra de Canudos. Trabalhando em pequenas reformas em seu município, ele desenvolveu o gosto pela restauração, a qual se tornaria sua principal atividade profissional. Após casar-se, em 1950, mudou-se para Mogi das Cruzes (SP), onde trabalhou até 1957, restaurando igrejas e monumentos. Em seguida migrou para o planalto central, onde colaborou na construção da capital do Brasil. 

Ernesto faleceu em 1966, vítima de câncer, com apenas 40 anos de idade. O parlamentar que propõe a homenagem afirma que o projeto se propõe a “homenagear todos os trabalhadores que, no anonimato, deram sua significativa contribuição na construção da cidade de Brasília”.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)