Plenário

Vereador propõe implantação de Hospital Público Veterinário

A proposta visa a atender, prioritariamente, animais das comunidades carentes.

Sessão para apreciação do projeto de lei complementar do Executivo que cria e funde secretarias municipais. Na foto: vereador Rodrigo Maroni.
Vereador Rodrigo Maroni (PR) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) Nº 012/12, que institui o serviço de Hospital Veterinário Público no Município, a proposta é de autoria do vereador Rodrigo Maroni (PR). Ele destaca que a Constituição Federal estabelece que "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações". O vereador defende sua proposta, ressaltando que o Hospital Veterinário Público vai "não somente, prevenir doenças, como diminuir o sofrimento dos animais, principalmente àqueles que vivem em comunidades carentes". 

Maroni acrescenta que a questão dos animais envolve consciência humanitária e saúde pública e pode promover o aprimoramento profissional, ao sugerir que o funcionamento da instituição de saúde ocorra, a partir da parceria com estudantes das faculdades de Veterinária. Após a análise e pareceres das comissões permanentes, o projeto de lei será encaminhado à discussão e à votação dos vereadores no Plenário Otávio Rocha.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)