Patrimônio

Vereadores do Interior buscam apoio do Memorial

Barcellos (e) recebeu o grupo de parlamentares Foto: Divulgação
Barcellos (e) recebeu o grupo de parlamentares Foto: Divulgação

Oito vereadores do Interior, integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Histórico, visitaram, na quinta-feira (26/11), o Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre. A Frente tem como objetivo incentivar a participação dos municípios no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das cidades históricas e, para isso, tem promovido reuniões de qualificação para a elaboração de políticas de preservação, a formação de museus e a captação de recursos.

 A coordenadora da Frente, vereadora Jussara Carpes, de Bagé, disse que os Legislativos não conseguirão preservar a história de seus municípios se não preservarem sua própria história, por meio da criação de memoriais, por exemplo. "A Câmara de Bagé firmou Termo de Cooperação Técnica com o Legislativo de Porto Alegre e já foram realizadas reuniões muito proveitosas para a organização de nosso Memorial", informou.

O vereador Giovani Moralles, de Rio Grande, afirmou que a Câmara do município convidará o Memorial da Câmara de Porto Alegre para relatar suas experiências. "Rio Grande tem a Câmara mais antiga do Estado, mas nossa organização ainda é inicial", declarou. "Por isso, temos muito a aprender com este Legislativo."

O coordenador do Memorial da Câmara da Capital, Jorge Barcellos, destacou a importância da cooperação entre os Legislativos. "Ela revela o quanto a Câmara de Porto Alegre serve de referência para o Interior", afirmou.

 Também participaram da reunião os vereadores Éber de Almeida e Jucimara Sasso, de Itaqui; José Antõnio da Silva, de Rio Grande; Clodomiro Jesus de Abreu, presidente da Câmara de São Miguel das Missões; Cláudia Souza, de Bagé; e Gilson Rômulo Silveira Gomes, de Piratini.  Informações: (51) 3220-4187 e 3220-4318

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)