Presidência

Vereadores do Japão visitam a Câmara de Porto Alegre

A comitiva veio de Kanazawa, cidade-irmã da capital gaúcha há 50 anos, para participar de festival

  • Presidente Cassio Trogildo recebe comitiva de vereadores japoneses de Kanazawa, cidade-irmã de Porto Alegre. Na foto, os visitantes observam a galeria dos ex-presidentes da Câmara.
    Trogildo (e) acompanhou os colegas japoneses pela Casa (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Presidente Cassio Trogildo recebe comitiva de vereadores japoneses de Kanazawa, cidade-irmã de Porto Alegre.
    Os visitantes estiveram no Plenário Otávio Rocha com o presidente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), recebeu, na tarde desta sexta-feira (18/8), uma comitiva com três vereadores da cidade japonesa de Kanazawa. Os parlamentares vieram convidar Trogildo e os demais vereadores da Capital para participar, neste sábado (19/8) e no domingo, do 6º Festival do Japão, que celebra os 50 anos da irmandade entre Kanazawa e Porto Alegre.

Estiveram no Legislativo o vereador e ex-presidente da Câmara de Kanazawa, Yoshinobu Takamura; e os vereadores e ex-vice-presidentes Junichi Matsui e Kazutoshi Mori; além do diretor do Legislativo daquela cidade, Hideaki Morisawa. O diretor-superintendente da Câmara do Comércio e Indústria Japonesa do Rio Grande do Sul e integrante do Conselho da Associação Amigos da Cidade de Kanazawa, Yoshiji Wada, participou da visita.

Os visitantes trouxeram uma mensagem da Presidência da Câmara de Kanazawa, em que reitera a intenção de sua cidade de manter e estreitar os laços de amizade com Porto Alegre e também convida os parlamentares da capital gaúcha a conhecer o município japonês. Como contou a comitiva, Kanazawa também tem uma estátua do Laçador, presenteada pela capital gaúcha em 1995.

Trogildo disse que foi uma grande honra receber os colegas de Kanazawa e saudou o fato de ser cidade-irmã de Porto Alegre há tanto tempo. Depois levou os vereadores para conhecerem a Galeria dos Presidentes e o Plenário Otávio Rocha, onde explicou aos colegas japoneses como funcionam as sessões e as votações na Casa. O 1º vice-presidente da Casa, vereador Valter Nagelstein (PMDB), esteve no plenário para cumprimentar os visitantes.  

6º Festival

A comitiva informou que o 6º Festival do Japão, que homenageia Kanazawa, começará às 10 horas deste sábado na Academia de Polícia Militar (Avenida Aparício Borges, 2001), com abertura oficial às 14 horas. Até domingo, das 10 às 17 horas, evento reunirá apresentações culturais, culinária e diversas outras atividades, como oficinas, para o público em geral. O ingresso é a doação de um quilo de alimento.

Os visitantes ainda contaram que, também dentro das comemorações do cinquentenário de irmandade com Porto Alegre, hoje pela manhã foi inaugurada uma lanterna de pedra (kotoji toro) no Parque Moinhos de Vento. Eles ficam na Capital até este sábado, depois do Festival, quando embarcam de volta para seu país.  

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)