Presidência

Vereadores participam de reunião na PUCRS sobre eleições para DCE

Reunião na PUCRS para tratar dos processos eleitorais do DCE juntou representantes do Movimento 89 de junho e da atual gestão do DCE, vereadores e deputados e a Reitoria da Universidade. Conforme a vereadora Sofia Cavedon (PT), presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, foram em torno de quatro horas de reunião para a compreensão e acordo de todos. “Mudanças fortes no método de gestão e eleição das representações dos estudantes precisam acontecer”, destacou.

Conforme Sofia, urnas eletrônicas, lista pré-divulgadas de eleitores e prazos exequíveis para o amplo debate democrático das ideias, foram algumas das medidas acordadas por todos. “Diante da exigência de destituição da atual gestão e eleições imediatas por parte do Movimento, a direção do DCE avançou na hipótese de antecipar a nova eleição que só seria em 2012”. Porém, disse a vereadora, o calendário só será acordado nesta sexta-feira (17/6), às 11 horas, quando nova reunião deverá ocorrer. 

Outros temas como a identificação de agressões e punição dos responsáveis, auditoria nas contas do DCE, retirada de ações na justiça contra estudantes do Movimento, foram analisadas na manhã desta quinta-feira (16/6), em reunião da Reitoria, e que também retornarão na próxima reunião. “Um novo tempo para a vivência de democracia e participação está nascendo para os alunos da PUC!”, comemorou a presidente da Câmara.

Protestos

Desde a quarta-feira da semana passada (8/6), protestos vêm ocorrendo de forma sistemática em função de denúncias de manipulação das eleições para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune) pela atual gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A Brigada Militar compareceu várias vezes ao Campus, a fim de apaziguar a situação. Além de acusações de participação de chapas fantasmas e de suposta má-fé na divulgação dos locais de inscrição e votação, a ausência de prestações de contas e de investigações da Reitoria sobre o tema também foram criticados nos protestos.  

Marta Resing (reg. prof. 5405)
Assessoria de Imprensa da Presidência