Presidência

Vereadores visitam Hospital Presidente Vargas

Hospital Presidente Vargas recebeu hoje visita de vereadores Foto: Elson Sempé Pedroso
Hospital Presidente Vargas recebeu hoje visita de vereadores Foto: Elson Sempé Pedroso
Desde o início do ano a Câmara Municipal de Porto Alegre está fazendo uma série de visitas aos postos de atendimento de urgências e emergências da Capital. O presidente da Câmara, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), acompanhado do secretário adjunto da Saúde, Jorge Luiz Cuty, e das vereadoras Lourdes Sprenger (PMDB) e Luiza Neves (PDT) estiveram no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) na tarde desta terça-feira (26/2). Os vereadores foram recebidos pela diretora geral da instituição, Maria Isabel de Bittencourt. 

“O objetivo da visita é para ver de perto a atual situação dos hospitais, postos e unidades de saúde” afirmou Dr. Thiago. Inaugurado em 24 de janeiro de 1953, o Presidente Vargas passou a ser administrado pelo município em 2000, depois da assinatura de um convênio, em 24 de agosto, entre a prefeitura de Porto Alegre e o Ministério da Saúde. O hospital oferece atenção especializada para mulheres nas áreas de ginecologia, obstetrícia, planejamento familiar e saúde mental e para crianças e adolescentes em pediatria e especialidades pediátricas.

Atualmente, o hospital é também referência no Estado em serviços prestados pela rede pública de saúde. Entre eles, estão o teste do pezinho e a assistência integral a crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais, disponíveis no Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil. “A equipe do Centro ampara essas crianças e adolescentes fornecendo desde o registro da ocorrência policial, preparação para a perícia médica, notificação ao Conselho Tutelar e avaliação clínica, até o encaminhamento para tratamento terapêutico na rede de saúde do município de origem das vítimas”, explicou a diretora.

Também foi mostrada aos vereadores uma planta para ampliação do Centro Obstétrico que tem previsão de início das obras para o ano que vem. Segundo o presidente da Câmara, estas obras estruturais são de extrema importância para ampliar o atendimento e melhorar o conforto das mães e dos bebês.

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Helio Panzenhagen(reg. prof. 7154)