Sessão Solene

61 anos de Israel lembrados em sessão solene

Chmelnitski agradeu homenagem ao aniversário de Israel  Foto: Pedro Revillion
Chmelnitski agradeu homenagem ao aniversário de Israel Foto: Pedro Revillion

Os 61 anos do Estado de Israel foram comemorados na noite desta terça-feira (26/5) pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A data foi celebrada em Sessão Solene no Plenário Otávio Rocha, por solicitação do vereador Valter Nagelstein (PMDB). “Israel é o único estado judeu do mundo, e é considerado o país mais avançado da região em liberdade de imprensa e de competição econômica e índice de desenvolvimento humano” afirmou Nagelstein em sua saudação. O vereador destacou fatos da história antiga e moderna de Israel durante a cerimônia, com o objetivo de a tornar conhecida.

“São mais, mas principalmente foram os últimos dois mil anos de muito sofrimentos até que chegássemos a 14 de maio de 1948. Quantas mortes, pogroms e o holocausto”, salientou Nagelstein, ao citar a data de fundação do Estado. Citou também atividades econômicas e culturais - “Israel produz conhecimentos e atua no desenvolvimento de softwares” – e lembrou as diversidades da população: “Aproximadamente 32% de seus moradores são imigrantes”. Na tribuna, afirmou ainda ser um momento de agradecimentos: “Cumpro aqui um propósito. Minha caminhada política é impulsionada em ser uma das vozes de nossa comunidade”.

Henry Chmelnitski, presidente da Federação Israelita do Rio Grande do sul, ao agradecer a homenagem do Legislativo municipal, disse ser possível sempre renovar o fato histórico da fundação de Israel. “De todos os motivos, o mais forte é a ligação do povo judeu com a terra de Israel”. Recordou que, em 61 anos, muitas alegrias formam construídas e muitas tristezas vividas e salientou paralelismo entre o estado homenageado e o Rio Grande do Sul por terem sido duas regiões povoadas por imigrantes: “Israel foi construída em um alicerce multicultural”. Ao finalizar, considerou: “Energia, devoção, fé e desejo de paz. Sobre esses valores expressamos nossa solidariedade”.

Também participaram da cerimônia, dirigida pelos vereadores Sebastião Melo (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, e Adeli Sell (PT), 1º vice-presidente, os vereadores João Pancinha (PMDB), Ervino Besson (PDT), Reginaldo Pujol (DEM), e João Dib (PP).  A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, enviou saudação à data em vídeo que foi apresentada em telão no Plenário Otávio Rocha aos presentes. O grupo vocal LeChaim interpretou o Hino de Israel na abertura dos trabalhos.

Estiveram presentes na Sessão Solene, entre dezenas de convidados, o rabino Mendel Liberow e Mário Eduardo Anspach, do Conselho de Entidades da Federação Israelita do RS, além de Guershon Kwasniewski, da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência. Também participaram Jaime Piterman, do Tribunal de Justiça, Sandra Goldman, da Procuradoria Geral da Justiça, Moacyr Schukster, do Sistema Fecomércio RS, a secretaria de Cultura do Estado, Mônica Leal, e o vice-prefeito José Fortunati, entre outras autoridades.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Ouça:
Câmara homenageia 61 anos do Estado de Israel