Sessão Solene

Comunidade judaica homenageada pelo aniversário de Israel

Chmelnitski citou paz como uma das metas do povo israelense Foto: Lívia Stumpf
Chmelnitski citou paz como uma das metas do povo israelense Foto: Lívia Stumpf

Os 62 anos do moderno Estado de Israel foram comemorados na tarde desta terça-feira (24/5) pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A data foi celebrada em Sessão Solene no Plenário Otávio Rocha, por solicitação do vereador Valter Nagelstein (PMDB), atualmente licenciado para o cargo de secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). Na cerimônia, a saudação em nome da Casa foi feita pelo vereador Bernadino Vendruscolo (PMDB). O Estado de Israel foi proclamado em 14 de maio de 1948, de acordo com o plano de partilha da ONU, formalizado em 1947.

Em seu pronunciamento, Bernardino lembrou que a Câmara Municipal contou, antes da presença de Nagelstein, com Issac Ainhorn como representante da comunidade israelita, que exerceu a vereança em períodos variados desde 1982 até seu falecimento em 2006. Numa dupla homenagem, Bernardino apresentou pronunciamentos feito por Ainhorn em eventos  que também destacaram Israel, onde foram citadas a história da formação desse estado, suas lutas pela independência e aspirações da comunidade judaica ao longo dos anos.

Henry Chmelnitski, presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, ao agradecer a homenagem, afirmou que as comemorações da Independência de Israel celebram um duplo milagre: "o primeiro é a conquista da soberania do povo judeu; o segundo milagre é o que esse povo tem feito desde sua criação, tornando-se uma potência econômica regional e uma das principais do mundo tecnológico". Chmelnitski lembrou que avanços na ciência, medicina e artes mostram a criatividade dos israelitas. "Isso promete uma grande futuro para toda a humanidade". "De tudo o que o povo judeu já fez, o que ainda não conseguiu é a paz com todos os países do Oriente Médio, mas não desistiremos. Paz é a nossa meta", completou.

Também participaram da cerimônia, dirigida pelo vereador Nelcir Tessaro (PTB), presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, os vereadores Sebastião Melo (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM), João Dib (PP), e Toni proença (PPS). Igualmente estiveram presentes, entre dezenas de convidados, Mário Eduardo Anspach, do Conselho de Entidades da Federação Israelita do RS, além de Joel Ilan Paciornik, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Também participaram Jaime Pittermann, do Tribunal de Justiça, Sandra Goldman, da Procuradoria Geral da Justiça, coronel Uirassú Litwinski, do 5º Comar.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)