PRESIDÊNCIA

Câmara do Livro busca parceria com Legislativo

Presidente Valter Nagelstein recebe presidente da Câmara Riograndense do Livro Isatir Antonio Bottin Filho.
Nagelstein (d) recebeu representantes da área cultural da Capital (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein (PMDB), recebeu em seu gabinete na tarde desta terça-feira (10/4) representantes da Câmara Rio-grandense do Livro (CRL) para discutir sobre a realização da 64º Feira do Livro de Porto Alegre que acontecerá de 1º a 18 de novembro deste ano.

O vice-presidente da Câmara Rio-grandense, Astomiro Romais, destacou que a Câmara Municipal sempre apoiou a Feira e tem papel fundamental na construção de políticas públicas voltadas para a área cultural da cidade. “Queremos recuperar a parceria da Câmara com a Feira do Livro, pois é fundamental para ambas as partes esta aproximação. Queremos debater demandas importantes para unir cidadania, liberdade e leitura”, destacou Romais  

Nagelstein reiterou que o Legislativo está aberto para o desenvolvimento de atividades voltadas à cultura e que inclusive já tem um projeto cultural que deseja desenvolver. “Estamos organizando um tema cultural e buscamos desenvolver um projeto chamado Ópera Rock com o tema da Revolução Farroupilha, porém dependemos de recursos e apoio de instituições para colocarmos em prática. Assim como a Feira do Livro, será um ganho cultural para a toda a população gaúcha”. 

No término do encontro, Romais ficou de encaminhar posteriormente projeto ao Legislativo com o detalhamento da proposta da CRL. Também estiveram presentes no encontro o ex-secretário municipal de cultura Roque Jacoby e a coordenadora da Feira, Sônia Zanchetta.

Sobre a instituição

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), fundada em 1955, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Tem como principal finalidade unir todos os que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e fomento, a difusão do gosto da leitura, a formação de novos leitores e o desenvolvimento da economia livreira e da cultura gaúcha.

A entidade realiza, anualmente, a Feira do Livro de Porto Alegre e a Semana do Livro. Além disso, promove atividades de formação para professores, bibliotecários e outros mediadores da leitura, desenvolve programas de leitura que viabilizam encontros em escolas, entre escritores e alunos, e ainda presta assessoria aos organizadores de feiras de livros do Estado. 

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)