Plenário

Câmara homenageia o Dia do Acemista

  • Período de Comunicações Temático: Dia do Acemista. Na foto, Carolina Ristov e Matheus Cardoso, voluntários da ACM - RS
    Carolina e Matheus falaram sobre os valores da ACM (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Reginaldo Pujol na tribuna do plenário
    Pujol propôs a homenagem (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu na tarde desta quarta-feira (08/06), durante o período de Comunicações Temáticas da sessão ordinária realizada no Plenário Otávio Rocha, a diretoria da Associação Cristã de Moços (ACM-RS) para celebrar os 172 anos da fundação da entidade e o Dia do Acemista, celebrado em 6 de junho. Caracterizada por ser uma instituição ecumênica, filantrópica, de assistência social e de atividades educacionais, sem fins lucrativos, que congrega pessoas sem distinção de raça, posição social, crença religiosa, política ou de qualquer natureza, a instituição conta, atualmente, com 11.220 sedes, está presente em mais de cinco continentes, em 119 países e conta com mais de 58 milhões de membros, mais de 96 mil colaboradores e 725 mil voluntários. Foi fundada no dia 6 de junho de 1844, em Londres, na Inglaterra, pela iniciativa de um grupo de jovens que tinha o desejo de oferecer aos jovens trabalhadores um espaço para leitura da bíblia e um momento para refletirem sobre o mundo em que vivem, bem como discutirem os problemas e as profundas transformações socioeconômicas.

Voluntariado

Dois voluntários da entidade, Carolina Freitas Ristov e Matheus Cardodo, fizeram seus pronunciamentos e refletiram sobre o significado de “ser acemista”, destacando os valores presentes na formação de suas personalidades. Valores como amizade, respeito, união, gratidão e solidariedade foram destacados pelos educandos como essenciais para compor o “Ser Acemista”. “A instituição que ainda mantém forte o compromisso de seus fundadores em trabalhar por uma sociedade mais justa e preocupada com o presente e o futuro dos jovens em todo o mundo está muito orgulhosa de participar desta homenagem no poder legislativo, na verdadeira Casa do Povo”, salientou Matheus, que teve sua formação no ensino fundamental e médio na ACM.

Matheus destacou ainda que os jovens da atualidade se deparam com uma sociedade de conflitos. “É difícil entender o verdadeiro sentimento de amor ao próximo, e amor em ajudar quem mais precisa. Agradeço à ACM por ter me mostrado isso. Saber que devemos ajudar quem podemos, quando pudermos. Os valores acemistas me fizeram acreditar que podemos acreditar em um mundo melhor”, concluiu.

A diretora da ACM-RS, Mariana Cunha Rosa Da Silva, esteve presente na homenagem e aproveitou para agradecer a oportunidade de poder participar de uma sessão na Câmara.

Vereadores

Para o vereador Reginaldo Pujol (DEM), a entidade continua, desde os primórdios de suas origens, forte e com um trabalho de excelência. “A ACM já conseguiu pregar em mais de 100 países a ideia do acemismo. Fico feliz em receber estes jovens, no dia de hoje, que é de grande gratificação. Lembro bem do movimento acemista que se expandia por todo mundo, no século passado. Houve a edição da lei do Dia do Acemista em Porto Alegre e ,depois," conseguimos que o Rio Grande do Sul também se integrasse neste movimento. Ainda vale lembrar que existe uma lei nacional estabelecendo para todo o território brasileiro o dia 6 de junho como o Dia do Acemismo.

Rodrigo Maroni (PR) lembrou sua participação na ACM durante a juventude e a importância da ACM na formação de jovens com interesses pela política. “Queria dizer que eu também sou de uma geração que acompanhou e cresceu com a ACM como uma instituição extremamente sólida. O que precisamos neste mundo é vontade e disposição. A entidade é fundamental para a educação das pessoas. Os membros da ACM ocupam um papel importante na educação e na formação dos nossos jovens. Tomara que muitos de vocês membros da ACM possam ocupar um papel decisivo para motivar os jovens a seguir na política”, salientou.

João Bosco Vaz (PDT) destacou os valores sociais e humanos realizados pela ACM: “Penso que os valores e princípios de família, amor e honra estão na mensagem que a ACM apresenta. Ser acemista é ter uma causa justa para qual lutar. O espírito da entidade consiste no companheirismo, no saber ouvir, saber falar. Muitas vezes os jovens querem apenas ser ouvidos. Ser membro da ACM é muito mais do que a prática esportiva. Significa educação, respeito e valores”, disse. (JC)

Dr. Thiago Duarte (DEM) reiterou que como participante da ACM se sentiu homenageado pelas iniciativas do seu colega de bancada, o vereador Pujol: “Quero lhe dar os parabéns pela iniciativa de parabenizar a ACM. Eu me sinto contemplado e parabenizado, pois desde os 12 até os 20 e poucos anos participei da ACM. Esta entidade me proporcionou as maiores experiências de vida que eu tive até hoje. Aprendi muitos princípios e valores que me ajudaram a me tornar uma pessoa melhor. Formei na ACM o primeiro grupo de amigos da minha vida. São amigos sinceros que me acompanham até hoje”, comentou. (JC)

Também participaram da sessão o tesoureiro da entidade, Cristiano Freitas Ristov, além dos vereadores Sofia Cavedon (PT), Márcio Bins Ely (PDT) e Valter Nagelstein (PMDB), que cumprimentaram a entidade pelo seu aniversário e suas causas.

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
          Jonathan (reg. prof. 18352)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)