MEIO AMBIENTE

Carús protocola pedido para divulgação de projeto de recuperação de nascentes

Aplicativo do MMA conecta interessados em apoiar a recuperação de rios e nascentes, prestadores de serviços e detentores de imóveis rurais que precisam recompor a vegetação nativa

O Vereador André Carús protocolou nesta terça-feira, 4, Indicação à Prefeitura para que realize campanhas afim de divulgar a plataforma “Plantadores de Rios”, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que visa proteger e recuperar nascentes e áreas de preservação permanente (APP) de cursos d'água. O aplicativo, lançado em 5 de junho e disponível para o sistema Android, conecta interessados em apoiar a recuperação de rios e nascentes, prestadores de serviços e detentores de imóveis rurais que precisam recompor a vegetação nativa.

A ferramenta liga donos de imóveis rurais inscritos do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) a interessados em investir na recuperação florestal. O sistema, que gere o Cadastro Ambiental Rural, já tem mapeados mais de 15 milhões de hectares de áreas de preservação permanentes. Deste total, cerca de 6 milhões de hectares precisam ser recuperados. No sistema, estão cadastradas cerca de 1,5 milhão de nascentes.

O aplicativo identifica nascentes localizadas em um raio de até 50 km do interessado em adotar uma nascente. Ao se cadastrar, os voluntários podem optar pela forma que querem apoiar: com mudas, cerca, limpeza ou doação em dinheiro. Ao escolher uma nascente, o voluntário fica aguardando que o proprietário da  área aceite ou não a proposta. Ao aceitar, é possível se comunicar por meio de chat no próprio aplicativo para ajustar os detalhes da ação.

A ferramenta permite que os colaboradores sejam avaliados, formando um ranking dos melhores proprietários de áreas, prestadores de serviços e patrocinadores. Pelo aplicativo, é possível verificar a existência de pelo menos 15 nascentes em Porto Alegre, algumas com vegetação (pontos verdes) e outras que necessitam de plantio (pontos vermelhos). Até o dia em que foi protocolada a Indicação não havia nenhuma nascente na Capital adotada (pontos amarelos) ou aguardando aceite do proprietário (ponto laranja).

Para Carús, esta é mais uma ferramenta de conscientização da população para a necessidade de proteger e recuperar nascentes. “Esta iniciativa do MMA precisa ser divulgada para incentivar a participação popular na conservação ambiental.”

Para saber mais sobre o projeto Plantadores de Rio acesse: http://www.car.gov.br/plantadores-rios/