Projetos

Diploma Honra ao Mérito deve ser entregue ao 21º BPM

Responsável por combater o crime em bairros como Restinga, Lomba do Pinheiro, além de diversas regiões do extremo-sul e leste de Porto Alegre, o 21º Batalhão da Polícia Militar (21ºBPM) deve receber, em breve, o diploma de Honra ao Mérito. A ideia consta no projeto de resolução nº 55, de 2015, do vereador Paulinho Motorista (PSB).

Ainda que oficialmente só tenha se tornado um batalhão em 2002, a história do 21º BPM remonta a 1985. Naquele ano, o Grupo Policial Militar (GPM) da 4ª Companhia do 1º BPM foi destacado no Bairro Restinga, sob o comando do cabo Roberto Rodrigues Esteves, que cedeu as dependências de sua residência, para sediar a fração.

Com o passar do tempo vieram a sede e a gradual independência em relação a outros batalhões. Hoje, a unidade presta serviços em uma área de atuação que compreende os bairros Restinga, Lami, Belém Novo, Lajeado, Hípica, Chapéu do Sol, São Caetano, Pitinga, Aberta dos Morros e parte dos bairros Ponta Grossa, Canta Galo e Lomba do Pinheiro. O 21º BPM é responsável por 43% do território de Porto Alegre.

"Este projeto homenageará a história do 21º BPM e de seus guerreiros, verdadeiros heróis da causa da segurança pública de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul", justificou Paulinho Motorista.

Texto: Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)