Sessão Solene

Educandário São João Batista recebe Diploma Honra ao Mérito

  • Sessão Solene de outorga do Diploma Honra ao Mérito ao Educandário – Centro de Reabilitação São João Batista. Na foto, a presidente do Educandário, Eveline Borges Streck e o vereador Paulo Brum, proponente da homenagem.
    O vereador Paulo Brum entregou a distinção para Evaline Borges Streck (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Diploma Honra ao Mérito ao Educandário – Centro de Reabilitação São João Batista. Na foto, a presidente do Educandário, Eveline Borges Streck.
    A presidente do Educandário falou do trabalho desenvolvido pela entidade (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, na tarde desta terça-feira (5/6), o Diploma Honra ao Mérito ao Educandário – Centro de Reabilitação São João Batista. A sessão solene, proposta pela Mesa Diretora a partir de sugestão do vereador Paulo Brum (PTB), teve como objetivo homenagear a instituição pelos serviços prestados às crianças portadoras de deficiência na Capital.

Responsável por presidir a sessão, Paulo Brum destacou que a honraria é conferida a pessoas físicas ou jurídicas que, por suas ações, tenham se destacado por sua contribuição à sociedade porto-alegrense. “É exatamente o que verificamos com os serviços prestados pelo Educandário”, frisou. Em uma rápida síntese da história da entidade, o vereador apresentou a entidade como uma instituição filantrópica, fundada em 1939 por Déa Coufal, para atender crianças portadoras de poliomielite. Atualmente, o local recebe gratuitamente crianças e adolescentes com necessidades físicas múltiplas. Paulo Brum lembrou que o Educandário promove habilitação e reabilitação, proporcionando tratamento adequado de educação, visando melhor qualidade vida, bem como a capacitação como cidadão.

O vereador ainda ressaltou que o espaço oferece educação especial com aulas diferencias para o desenvolvimento de crianças. Uma das principais atividades citadas por ele foram as turmas de socialização, de aprendizagem, de convivência, de comunicação alternativa e de alfabetização, além das aulas de educação física, teatro e música. A instituição também conta com sala de refeitório e uma praça caracterizada como playground. “Deficiência é não enxergar nas pessoas as suas verdadeiras eficiências”, citou.

Após receber o diploma, Evaline Borges Streck, presidente do Educandário, lembrou a luta de Déa Coufal. “No momento em que crianças eram escondidas nos porões de suas casas, ela fundou uma casa para acolhe-las.” Ela contou que, diante de muito esforço, a fundadora da instituição conseguiu sustentar crianças, e hoje, 79 anos depois, com dificuldade, a casa mantém suas portas abertas. De acordo com Evaline, o Educandário não oferece apenas o tratamento convencional, mas procura sempre a inovação no atendimento. “Uma casa que está sempre procurando dar o de melhor para seus filhos. Porque nós nos sentimos pais de todos eles.” Destacou ainda que o local está sempre à procura de verbas para que permaneça ativo, e pediu o apoio de todos. O Educandário – Centro de Reabilitação São João Batista atende crianças e jovens de zero a 20 anos oriundos de famílias de baixa renda com síndromes em geral.

Também estiveram presentes à solenidade Nelson Kalil, como representante do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e o diretor administrativo da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Cleo Danilo Jaques.

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)