Artes Plásticas

Odila Linhares e Ruth Ferreira expõem pinturas e desenhos

Obra de Ruth Ferreira Foto: Divulgação
Obra de Ruth Ferreira Foto: Divulgação

As artistas Odila Linhares e Ruth Ferreira estão com exposição montada até 12 de junho no saguão do Salão Adel Carvalho da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Aberta nesta segunda-feira (1º/6), a mostra apresenta trabalhos em tinta acrílica sobre tela e MDF e desenhos em pastel seco e crayon sobre papel.

As pinturas de Odila exibem florais e paisagens imaginárias de cores vibrantes e forte luminosidade, obtida por meio de texturas e aplicações de pedras e plaquetas brilhantes.  Inspiradas em técnicas de harmonização de ambientes, conforme a artista, as imagens têm o intuito de evocar sentimentos e ideias positivas. Nascida em Osório (RS) em 1949 e sócia da Associação Gaúcha de Pintura Artística (Agapa), Odila tem exposições realizadas em espaços do Litoral, da Serra e de Porto Alegre.

Ruth nasceu em Porto Alegre em 1925. Estudou pintura com Zilá Quadros e Vera Deutschendorf e desenho com Grace Patterson. Na Câmara, mostra desenhos e pinturas repletas de luzes e sombras, com destaque para as obras Nossa Senhora e Jesus Menino, Mary Pickford e Albert Einstein. Integrante da Agapa desde 1999, Ruth expôs na Capital, em Nova Petrópolis e Gramado. Em 2001, participou do Concurso Talentos da Maturidade, promovido pelo Banco Real.

A exposição, que tem apoio do gabinete do vereador Ervino Besson (PDT), pode ser visitada de segundas a quintas-feiras, das 9 às 18 horas, e às sextas-feiras, das 9 às 16 horas (até 15 horas no último dia). Informações no setor de Exposições do Memorial da Câmara, telefone (51) 3220-4392.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)