Plenário

Tá no Prato recebe homenagem na Câmara

Programa de distribuição de alimentos é reconhecido pela Câmara Foto: Caroline da Fé
Programa de distribuição de alimentos é reconhecido pela Câmara Foto: Caroline da Fé

O programa estadual de combate à fome e ao desperdício de alimentos Tá no Prato, idealizado por Ernesto Teixeira, em seu terceiro ano de atividade foi homenageado nesta quinta-feira (18/5) pela Câmara Municipal. Um dos proponentes da solenidade, o vereador Ervino Besson (PDT) ressaltou que o programa atende mais de 23 mil crianças, tendo doado neste período mais de três milhões de quilos de hortifrutigranjeiros. Outro aspecto que deve ser destacado, disse, é que o programa educa centenas de pessoas através de cursos de aproveitamento integral de alimentos. 
Ao classificar de “um dia muito especial” pela homenagem, o coordenador do programa, Roneide Dorneles, destacou a importância das parcerias para o desenvolvimento do projeto, que, durante estes três anos, nunca deixaram faltar o alimento na mesa dos gaúchos. Ele estendeu o sucesso do programa a seus funcionários e colaboradores que diariamente ajudam a selecionar e distribuir os alimentos.

Também proponente da homenagem, Sebastião Melo (PMDB) lembrou que a cadeia produtiva no país está indo muito mal em detrimento de uma política que só valoriza os banqueiros, mas que o programa da Ceasa deu certo porque não é paternalista, pois não recebe ingerência político-partidária. Ao ressaltar que o Brasil tem futuro, Melo disse que a saída para as grandes crises está no reaproveitamento dos alimentos desperdiçados. João Carlos Nedel (PP) destacou a importância das empresas parcerias que contribuem com o programa.
 
Adroaldo Bueno (Reg. Prof. 7342)