Plenário

Projeto prevê área de preservação permanente na Ponta Grossa

Propriedade tem flora e fauna nativas que necessitam de preservação, segundo vereadores.

  • Movimentação de plenário. Na foto: Vereador Luciano Marcantonio
    Vereador Luciano Marcantônio, um dos autores da proposta (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Movimentação em Plenário - Municipários pedem solução para salários atrasados. Na foto: Vereador Dr. Thiago Duarte na tribuna do plenário.
    Vereador Dr. Thiago, co-autor do projeto de lei (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei dos vereadores Dr. Thiago (DEM) e Luciano Marcantônio (PTB) propondo a criação de área de preservação permanente (APP) em parcela da propriedade situada na Estrada Retiro da Ponta Grossa, número 4.102. Segundo a exposição de motivos dos parlamentares, o objetivo é garantir a preservação ambiental daquela área.

Thiago e Marcantônio citam estudos para demonstrar que o projeto envolve uma bacia hidrográfica, constituída em uma zona de amortecimento para a região, evitando que o entorno alague nos dias de chuvas, em especial nos períodos de inverno. Os vereadores prosseguem: “A criação e a manutenção das APPs em meio urbano possibilitam a valorização da paisagem construída, acrescentando valor ecológico, paisagístico e turístico”.

Se aprovado e sancionado, o projeto permitirá a preservação do bioma da região, garantindo o fluxo hídrico e a conservação das árvores nativas e demais espécies da flora e da fauna locais.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)