Comissões

Solicitada retirada de projeto que muda nome do Acampamento Farroupilha

Giovani Tubino, presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas. Foto: Ederson Nunes/CMPA
Giovani Tubino, presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas. Foto: Ederson Nunes/CMPA (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
Em reunião realizada nesta tarde (3/5) na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), presidida pelo vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), representantes da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas solicitaram a retirada de tramitação do Projeto de Lei 166/15, do vereador Dinho do Grêmio (DEM), que inclui na denominação Acampamento Farroupilha a expressão “Nico Fagundes”. Durante o encontro também foram feitas solicitações de atualização e melhorias na legislação atualmente vigente que trata sobre o Acampamento Farroupilha.

Justificando a posição da Comissão dos Festejos Farroupilhas, o presidente Giovani Tubino destacou que o objetivo é não personalizar o evento, mantendo a nomenclatura de “Acampamento Farroupilha de Porto Alegre”, que, segundo ele, homenageia quem faz e frequenta evento - o povo porto-alegrense - e respeita a coletividade. “Em nenhum momento estamos questionando a figura de Nico Fagundes, um grande cantor, historiador e pesquisador da cultura gaúcha”, frisou.

Foi solicitado aos vereadores também o auxílio da Câmara Municipal na atualização e compilação da legislação vigente e a participação da Casa como agente crítico, o que, para os organizadores, qualificaria o evento. Para tanto, foi entregue ao presidente da Cece um documento que aborda os detalhes das demandas trazidas e como a Câmara poderia auxiliar nas propostas.

Tarciso Flecha Negra reiterou que admira a forma como se mantém o culto à tradição gaúcha. “Vocês estão de parabéns por manter essa linda tradição, o que poucos estados conseguem”. Também estiveram presentes na reunião os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), vice-presidente da Cece, e Bernardino Vendruscolo (PROS), o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, e representantes da EPTC, OAB e Secretaria Municipal de Turismo, além de lideranças e representantes de entidades tradicionalistas.

Encaminhamentos

O representante da Associação dos Piquetes do Parque da Estância da Harmonia e do Rio Grande do Sul (Aspergs), Marcílio Goulart, sugeriu que a homenagem ao tradicionalista Nico Fagundes poderia ser expressada através da inserção de seu nome na praça central do Acampamento, no Parque da Harmonia, o que foi consentido pelos demais presentes. Tarciso Flecha Negra disse que irá convidar os membros da Cece a visitar o Acampamento Farroupilha durante sua realização.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)