plenário

Vereador quer retorno de nome original do Acampamento Farroupilha

Vereador Bernardino Vendruscolo na tribuna
Vereador Bernardino Vendruscolo (Pros) (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Entrou em discussão de pauta, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Projeto de Lei do Legislativo 221/16. A proposta do vereador Bernardino Vendruscolo (PROS) revoga a Lei nº 12.129, de 28 de setembro de 2016, que acrescentou o nome de Nico Fagundes ao Acampamento Farroupilha, que passou a se chamar então "Acampamento Farroupilha Nico Fagundes".

Segundo o parlamentar, “em reunião na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com várias personalidades da cultura regional, ficou claro o desconforto da proposta”. “Foi sugerido homenagear o Nico Fagundes com algum equipamento ou local dentro do próprio Acampamento Farroupilha, mas jamais alterar seu nome”, afirma.

Bernardino alega, ainda, que no dia em que alteração do nome foi aprovada no Plenário “não deveria ter mais de cinco vereadores presentes” e “o referido Projeto de Lei não estava previsto para ser votado naquele dia”.

O vereador também ressalta que o nome do Acampamento Farroupilha “veio naturalmente e com o tempo, nasceu do sentimento popular”. “Seu único objetivo é o culto aos usos e costumes do povo gaúcho, em homenagem e exaltação aos ideais da Revolução Farroupilha”, conclui.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)