Comissões

Cassiá Carpes é eleito presidente da Cedecondh

Eleição ocorreu após derrubada da liminar que garantia cargos à oposição

  • Vereador Cassiá Carpes
    Vereador Cassiá Carpes (PP), novo presidente da Cedecondh (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Movimentação de Plenário. Na foto: vereadora Comandante Nádia
    Comandante Nádia (PMDB) será a vice-presidente da comissão (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Após a revogação da liminar que garantia à bancada de oposição o direito de ocupar a presidência e a vice-presidência da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre, os vereadores integrantes da comissão realizaram uma nova eleição na reunião desta terça-feira (18/4). O vereador Cassiá Carpes (PP) foi eleito presidente e a vereadora Comandante Nádia (PMDB), vice-presidente da comissão.

A mudança dos cargos aconteceu depois que o presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo (PTB), os declarou vagos, na sessão ordinária desta segunda feira (17/4), após o Legislativo ser notificado, pelo Tribunal de Justiça do Estado, sobre a derrubada da decisão liminar concedida ao bloco de oposição (formado por PT e PSOL), que mantinha os parlamentares Marcelo Sgarbossa (PT) e Professor Alex Fraga (PSOL) ocupando, respectivamente, a presidência e a vice-presidência da Cedecondh.

A cassação da liminar ainda desobrigou a Câmara de reservar cargo para a bancada de oposição na Mesa Diretora. Assim, foi declarado vago também o cargo de 3º secretário da Mesa, ocupado até então pelo vereador Professor Alex Fraga (PSOL). Ainda nesta segunda-feira, o vereador Dr. Thiago (DEM) foi eleito para o posto, em sessão extraordinária da Casa.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)