100 dias de mandato: vereadora Tanise Sabino presta contas com intensa agenda em prol da saúde mental, fiscalização e proximidade com a população

Para registrar os primeiros 100 dias do seu segundo mandato, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino realiza um evento na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, voltado a apoiadores e lideranças, com o objetivo de apresentar uma prestação de contas do seu trabalho. Os primeiros 100 dias foram marcados por ação, diálogo e compromisso com as principais pautas da cidade de Porto Alegre — especialmente nas áreas da saúde mental, fiscalização dos serviços públicos e escuta ativa da população. Reeleita com expressiva votação, sendo a mais votada do MDB na capital, Tanise iniciou o novo ciclo reforçando o vínculo com os eleitores: percorreu diversos bairros em roteiros de agradecimento, retornando aos territórios visitados durante a campanha para agradecer pessoalmente cada voto de confiança.
A posse oficial ocorreu no dia 1º de janeiro de 2025, na Câmara Municipal, ao lado do prefeito Sebastião Melo, da vice-prefeita Betina e dos 35 vereadores que compõem o Legislativo porto-alegrense. Desde então, Tanise Sabino tem mantido uma atuação intensa no plenário, com diversas falas na tribuna e proposições de sua autoria, consolidando seu papel como voz ativa em temas sensíveis e urgentes.
Designada como vice-líder da bancada do MDB, Tanise também assumiu a presidência da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM), onde já encaminhou pautas estratégicas como o tratamento do autismo, a Resolução 487 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), HIV/Aids, enchentes de 2024 e a qualidade da água em Porto Alegre. Sob sua condução, a comissão organizou um cronograma de agendas quinzenais de fiscalização, às quintas-feiras, em parceria com o Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), visitando unidades de saúde e dialogando com profissionais da ponta.
A atuação parlamentar foi complementada por uma série de reuniões com secretarias municipais e estaduais, atendimento diário no gabinete, escuta ativa a psicólogos, lideranças comunitárias, associações de bairro e institutos da sociedade civil. Foram encaminhados diversos pedidos de providência, muitos dos quais já atendidos, além de projetos que deram origem a frentes parlamentares importantes, como a de Apoio aos Neurodivergentes.
Sobre as frentes parlamentares, Tanise assume nesta legislatura a presidência novamente das mesmas frentes que já presidia na legislatura passada: Promoção à Saúde Mental; Prevenção ao Suicídio e Automutilação; Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Ressocialização; Justiça Notarial e Registral; Apoio a Regulamentação da Lei Federal Nº 13.935/2019. Tanise também continua como vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa e do Estado Laico.
Na área espiritual, Tanise promoveu momentos simbólicos como a entrega da Bíblia aos vereadores, ministrou em igrejas como a Assembleia de Deus e esteve presente em outros ministérios evangélicos.
Na área de capacitação, participou de dois congressos em São Paulo, da 6ª edição do Vittude Summit e da 2ª edição do maior congresso de práticas integrativas no autismo e TDAH. Na oportunidade em São Paulo, Tanise também visitou os vereadores de São Paulo e compartilhou experiências legislativas.
A vereadora ainda palestrou em Três Coroas sobre dependência química e no hipódromo de Porto Alegre para os profissionais do turfe.
Organizou o Seminário Mulheres Pioneiras e desenvolveu ações do projeto social “Colo de Mãe”, voltado ao acolhimento de gestantes.
No campo político, Tanise também esteve à frente do fortalecimento do MDB na capital, conduzindo um evento de filiação que agregou cerca de 30 novos membros ao partido.
Entre as homenagens que um vereador pode conceder a pessoas e instituições, Tanise já encaminhou projeto para a indicação para concessão do título de cidadania a nomes relevantes como Rita Berg e Gerson Junqueira e o troféu Câmara de Vereadores para as Farmácias São João.
Tanise Sabino segue levando suas pautas também para o ambiente acadêmico e institucional, com agendas como a roda de conversa sobre saúde mental que foi um encontro com psicólogos na PUC-RS.
Em uma de suas falas na tribuna, Tanise divulgou o edital para a contratação de cinco novos caps.
Com um início de mandato dinâmico e engajado, a vereadora reforça sua missão: cuidar das pessoas, com especial atenção à saúde mental, aos direitos humanos e à dignidade dos porto-alegrenses. “Fazer política é estar perto. E nesses primeiros 100 dias, nosso compromisso foi justamente esse: ouvir, propor, fiscalizar e cuidar de quem mais precisa”, afirmou a parlamentar.