Frente Parlamentar

24ª Caminhada pela Vida aconteceu neste domingo

24ª Caminhada pela Vida aconteceu neste domingo
24ª Caminhada pela Vida aconteceu neste domingo

Na manhã deste domingo, 10 de julho, o Brique da Redenção de Porto Alegre foi palco de uma linda celebração da vida: a 24ª Caminhada pela Vida. O evento, criado em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, foi promovido pela Prefeitura Municipal, do Conselho Municipal Sobre Drogas de Porto Alegre (Comad), o Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do RS (Coned) e em parceria com a Câmara de Vereadores através Frente Parlamentar de Dependência Química, presidida pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino. A caminhada, que percorreu o parque, contou com muita música, conscientização e um grande público. Na ocasião, diversas entidades que atuam nessa área entregaram materiais explicativos sobre tratamento, prevenção e ressocialização dos indivíduos usuários de drogas.

 

Para a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino “com muita alegria estamos promovendo essa caminhada a favor da vida. Sou a primeira psicóloga vereadora da capital e um dos meus pilares de atuação é a saúde mental. O meu compromisso é, cada vez mais, inserir pautas como essas na agenda da cidade. Por isso, instalamos a primeira Frente Parlamentar de Dependência Química: prevenção, tratamento e ressocialização. Ter a parceria da Prefeitura Municipal para realizarmos este lindo evento e termos um grande público presente é gratificante”, destacou. 

 

O Deputado Sabino, um dos apoiadores do evento, esteve presente na mobilização e também destacou a importância de ações como essa. “Parabéns Tanise e a todos os envolvidos nesta linda celebração da vida. Me alegra poder fazer parte desse momento, juntamente com profissionais e entidades que exercem um trabalho fundamental na nossa cidade. A cada passo vamos caminhando para melhorar a saúde mental e a qualidade de vida dos porto-alegrenses e dos gaúchos”. 

 

Segundo o Prefeito Sebastião Melo, “a conscientização sobre drogas deve começar em casa, nas famílias e comunidades, mas precisamos, sim, abordar esses assuntos enquanto sociedade, por isso, temos feito um trabalho permanente na Prefeitura para a conscientização, tratamento e ressocialização, porque o Poder Público também tem o seu papel”, reforçou. 

 

O Presidente do Comad, Rui Sindermann, reforçou em suas palavras a importância da caminhada. “Nossa caminhada é para conscientizar que ninguém se torne um dependente químico. Porque quem usou pela primeira vez, é muito difícil largar. E também para ajudar as pessoas que queiram deixar o vício, é muito importante esse processo de prevenção.”

 

Segundo o Secretário de Saúde Mauro Sparta, “a prevenção, o tratamento e a ressocialização são três focos que temos que debater ao mesmo tempo na nossa sociedade, porque nós temos pessoas, indivíduos e famílias envolvidas em cada um desses estágios. É o nosso dever trazermos esses assuntos como uma pauta constante em Porto Alegre”, destacou.

 

O Presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do RS - Coned,  Rodrigo Vasconcelos, reforçou em sua fala a importância dos profissionais que atuam nessa área. “Agradeço a todas as pessoas que se dedicam a essa causa, eu sou psicólogo e trabalho há mais de 25 anos com dependência química. Nós estamos aqui para seguirmos em frente nesse propósito de uma vida saudável, sóbria e livre de qualquer substância, uma vida com propósito: que é o serviço ao nosso próximo”. 

 

O Diretor Técnico do Hospital Infantil Presidente Vargas, Dr. Alceu Gomes disse que “A 24ª Caminhada pela vida simboliza todo o movimento de prevenção, assistência e ressocialização da dependência química, este ano fizemos um grande evento, o que nos últimos anos não foi possível, devido a pandemia. É uma pauta constante, frequente e essencial para ser discutida na nossa sociedade”, reforçou o diretor. 

 

O Presidente do Núcleo de Apoio e Ressocialização Pessoal - Narep, Ildefonso Cruz da Silva, destacou que “nós precisamos muito de caminhadas como essas, por isso o criador do Narep, João Carlos, sempre nos incentivou a participar e convidar todas as famílias para estarem presentes, porque é tão necessário e fundamental vermos o que outras entidades estão fazendo e darmos o nosso apoio”. 

 

Segundo o coordenador da Comunidade Terapêutica Mensageiros Cara Limpa, “entendo a importância dessa caminhada para dar visibilidade a temática do uso de drogas e dependência química, acredito que dando visibilidade podemos trabalhar na prevenção e abrimos portas para que as famílias que padecem com esse problema consigam ver que é possível ter esperança. Essa caminhada traz à tona a celebração da vida”. 

 

O encontro reuniu um grande público, que contou o Secretário Adjunto de Saúde Richard Dias, servidores e entidades que prestam serviço de auxílio na prevenção da dependência química, entre eles a Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões, a Comunidade Terapêutica Marta e Maria, a Comunidade Terapêutica Novos Rumos, o Núcleo de Apoio ao Toxicômano e Alcoólatra - NATA, o Amor Exigente, Grupo Portas Abertas, o Café Convívio, entre outros.