ARTIGO

250 anos do Legislativo da Capital

Artigo de opinião do presidente da Câmara Municipal, Hamilton Sossmeier (PTB), publicado originalmente na edição de 06/09 do jornal Zero Hora

Pórtico da Câmara Municipal de Porto Alegre. Palácio Aloísio Filho. Fachada.
Pórtico de entrada da Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Neste dia 06 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Alegre celebra 250 anos. Transcurso de tempo em que a sua história se entrelaça e se confunde com a da própria Capital dos gaúchos. Uma trajetória escrita, desde 1773, na promoção de debates e na construção de soluções coletivas.

Desde a primeira sessão da história do Legislativo, na qual cinco vereadores deliberaram a respeito do preço da carne e – por mais curioso que hoje nos possa parecer – deram nome e casa de criação a quatro crianças que haviam sido abandonadas, já ficava evidente a importância de se debater e definir em conjunto os rumos que daríamos para nossa cidade.

Nessas 25 décadas, passaram por esta Câmara, que não por acaso é conhecida como a Casa do Povo porto-alegrense, os mais variados e importantes projetos e debates da nossa Capital. Desde a criação do primeiro código de posturas de Porto Alegre, a assinatura para ordem de início dos primeiros calçamentos da cidade, chegando às mais recentes temáticas que assistimos hoje.
 
Enaltecer a história do poder legislativo é sinônimo de celebrar as conquistas e os avanços da nossa sociedade. Desde a primeira legislatura, presidida por Domingos Moreira, até os dias de hoje, a Câmara sempre foi um pilar da sociedade, atuando diretamente no fomento e na repercussão de debates que anseiam a população.

Durante este 1/4 de milênio, a Câmara Municipal passou por diversas transformações, sem jamais deixar de ocupar o papel de instituição zeladora da democracia e do desenvolvimento de Porto Alegre. Esta legislatura – histórica – ficará marcada pela pluralidade ideológica, na qual atingimos o posto de capital brasileira com a maior presença feminina no parlamento e vimos efervescer o sentido de representação. A Câmara representa os múltiplos olhares de um povo diverso e é nessa diversidade de ideias que temos construído um presente e futuro melhor para todos! Viva os 250 anos da Casa do Povo! Viva a Câmara Municipal de Porto Alegre!