GESTÃO

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino implanta Gestão de Desempenho com a sua equipe de trabalho

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino implanta Gestão de Desempenho com a sua equipe de trabalho
A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino implanta Gestão de Desempenho com a sua equipe de trabalho

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, tem como marca em sua trajetória profissional e política, a questão da gestão e planejamento. Em seu gabinete parlamentar não poderia ser diferente. Uma das especializações da vereadora é a Psicologia Organizacional, o que contribui para adoção de uma gestão estratégica para o trabalho com a equipe do gabinete.

Além da Vereadora ter realizado o Planejamento Estratégico do seu mandato, Tanise Sabino iniciou nesta semana o ciclo de avaliação de desempenho com a sua equipe no Gabinete. Conforme a Vereadora Tanise Sabino “é fundamental que cada um da nossa equipe tenha consciência de quais são as suas atribuições, entregas e resultados. Todos temos um mesmo foco: trabalhar em prol da nossa Porto Alegre. Queremos que os serviços públicos sejam bem prestados, e como Vereadora, podemos fiscalizar estes serviços”. 

Alguns integrantes da equipe da Vereadora Tanise já vêm trabalhando no Governo Municipal ou Legislativo há alguns anos e outros integrantes são novos na administração pública. Por melhor que seja uma equipe de trabalho, entender como os servidores estão exercendo suas atividades é fundamental para fazer uma gestão de pessoas eficiente.

A Gestão de Desempenho, proposta pela Vereadora Tanise Sabino irá avaliar dois aspectos: as competências e as habilidades técnicas do profissional e as competências e habilidades políticas. Outros fatores do desempenho, como a produtividade (o quanto o servidor entrega de resultados em um determinado período), a postura no ambiente de trabalho, a iniciativa, assiduidade, disponibilidade e pontualidade também serão avaliados. 

O formato da Gestão de Desempenho planejada pela Vereadora Tanise Sabino será avaliações trimestrais. No mês de abril então, está sendo realizado o primeiro ciclo desta avaliação para acompanhar o desempenho de janeiro à março de 2021. As reuniões são realizadas com a presença da própria Vereadora Tanise Sabino, a Chefe de Gabinete Vivian Garcia e o servidor da equipe avaliado. São reuniões presencias, através de roteiro estruturado, com uma hora de duração, onde são apontados os aspectos positivos do integrante da equipe, medição dos resultados e metas das atribuições delegadas e os principais pontos a melhorar do seu trabalho. No final da avaliação são estabelecidos os compromissos de desempenho e indicações de livros e filmes para melhorar a performace. A própria reunião de avaliação de desempenho também serve como um momento para falar sobre os sentimentos em relação ao trabalho e os desafios propostos. 

Conforme a Vereadora “nós estabelecemos diversos indicadores e metas para o mandato, e cada um da nossa equipe é responsável por um ou mais indicadores, e é por meio desta avaliação de desempenho é que podemos avaliar estes resultados e fazer os devidos ajustes”. 

Independentemente do resultado da avaliação (se o servidor teve um desempenho mais positivo ou negativo), esse resultado irá ajudar o desenvolvimento de cada um dos servidores. Com essa avaliação de desempenho, é possível identificar os pontos de melhoria de cada um e exemplos a serem seguidos ou alterados, estimulando um trabalho cada vez melhor por parte de seus integrantes.

Entendemos que ter uma política de Gestão da Avaliação de Desempenho dentro do Gabinete Parlamentar evidencia a preocupação da Vereadora com os seus servidores. Conforme a Vereadora Tanise Sabino “a ideia será sempre desenvolver cada um da equipe, fazendo com que todos possam aprender e crescer juntos. O desempenho melhora muito com o feedback”.