Plenário

AACD é homenageada pela Câmara

Homenagem à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
Fabiana, Cassiá e Sossmeier na homenagem à AACD (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, na tarde desta segunda-feira (11/9), a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). A distinção foi uma iniciativa do vereador Cassiá Carpes (PP), com apoio da Mesa Diretora da Casa. 

O vereador disse que a unidade da AACD localizada em Porto Alegre foi inaugurada nos anos 2000 e, hoje, atende pacientes de 39 municípios, tendo a maior oficina ortopédica do Estado. “Foi aí que me chamou atenção, a fábrica ortopédica me deu uma sensibilidade enorme. Foi um prazer ter chegado lá e conhecido aquele trabalho maravilhoso”, destacou o parlamentar. Cassiá lembrou que em breve serão feitas as captações para as emendas impositivas e que a associação merece receber este recurso. “É uma instituição que vem trabalhando com muita dedicação e carinho”. 

Há 10 anos como gerente administradora da AACD, Fabiana Oliveira agradeceu a homenagem recebida e a oportunidade de falar ao parlamento. Fabiana ressaltou que a instituição trabalha com cerca de 900 famílias, que recebem tratamento multidisciplinar na busca por conforto e inserção na sociedade. Ela também falou da unidade ortopédica. “A unidade possui um centro de reabilitação e uma oficina ortopédica que entrega órteses e próteses e equipamentos ortopédicos para essas pessoas”, disse.

De acordo com a gerente, ao longo dos 23 anos de existência da unidade na Capital, foram realizados mais de 2,4 milhões de atendimentos, beneficiando mais de 11 mil pessoas. Apesar dos números, Oliveira afirmou que a unidade passa por dificuldades financeiras e que o déficit prejudica a qualidade dos atendimentos. Uma das formas de captar recursos é o jantar beneficente, que vai ocorrer no dia 14 de setembro, na Sociedade Libanesa. “Através dos recursos captados com a venda dos ingressos para o jantar, nós vamos conseguir dar continuidade ao trabalho”, concluiu.

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)