Sessão solene

AACD recebe Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre

Entidade foi homenageada por sugestão de Brum Foto: Vicente Carcuchinski
Entidade foi homenageada por sugestão de Brum Foto: Vicente Carcuchinski
A Câmara Municipal concedeu, nesta terça-feira (22/10), o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Associação de Assistência à Criança Deficiente − AACD. Proposta pelo vereador Paulo Brum (PTB), a sessão solene foi presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP), que destacou que a homenagem não visa apenas a destacar o excelente trabalho que a instituição desenvolve, mas apresentar o exemplo do homenageado para o resto da sociedade. O Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre é conferido a pessoas físicas ou jurídicas que, em um período mínimo de cinco anos, tenham se destacado publicamente e contribuído para o desenvolvimento social, econômico ou humano da cidade, por suas ações em quaisquer áreas do conhecimento humano.

A AACD é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há mais de 62 anos pelo bem-estar de pessoas com deficiência física. “Ela nasceu do sonho de um médico que queria criar no Brasil um centro de reabilitação com a mesma qualidade dos centros que conhecia no exterior, para tratar crianças e adolescentes com deficiências físicas e reinseri-los na sociedade. Pensando nisso, o doutor Renato da Costa Bomfim reuniu um grupo de idealistas e, no ano de 1950, fundou a AACD no Brasil”, explica Paulo Brum.

Conforme o vereador proponente, o Centro de Reabilitação da AACD do Rio Grande do Sul foi inaugurado no dia 10 de agosto de 2000 e ocupa uma área de 2.678 metros quadrados ao lado da PUCRS, na Rua Professor Cristiano Fischer, no Bairro Jardim do Salso, em Porto Alegre. “A sede gaúcha foi construída através do dinheiro arrecadado pela segunda edição do Teleton, na qual ocorre uma reunião de artistas, apresentadores e personalidades em uma maratona televisiva em busca de doações”, destaca o parlamentar. A instituição se mantém com doações da população e com uma verba anual proveniente do Teleton, que neste ano irá ao ar nos dias 25 e 26 de outubro pelo canal SBT. 

Paulo Brum contou que escolheu homenagear a AACD, nesta legislatura, porque tem muito carinho e admiração pela instituição. “Sempre que fui chamado, estive presente. Quero continuar participando das atividades, é muito bom encontrar jovens que buscam a esperança e a certeza de que serão atendidos e terão a possibilidade de alcançar a inclusão social”, afirma.

Atendimento gratuito

Segundo o diretor administrativo da AACD, Cleo Jaques, hoje o Centro de Reabilitação trata 770 crianças e adolescentes portadores de deficiência física, sendo que 96% desses atendimentos são totalmente gratuitos. Desde a inauguração da AACD no Rio Grande do Sul, já foram realizados 1,140 milhão de atendimentos. "Atendemos diversas patologias e possuímos especialidades médicas em fisiatria, ortopedia, urologia e neuropediatria. Oferecemos ainda diversas terapias de reabilitação e produzimos, em nossa oficina, órteses, próteses e acessórios ortopédicos", explicou o diretor, que afirmou estar muito feliz com a conquista.

Além dos vereadores Paulo Brum (PTB), Cassio Trogildo (PTB) e João Carlos Nedel (PP), também estavam presentes na sessão solene: o secretário municipal de Acessibilidade, Raul Cohen; o secretário municipal da Saúde em exercício, Jorge Cuty; o presidente do Conselho Voluntário Regional, Luiz Carlos Mandelli; e a coordenadora do Voluntariado AACD/RS, Lígia Doval.

Texto: Luciano Victorino (estagiário de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)