Tribuna Popular

AAPPAD pede apoio para continuação dos projetos da entidade

Tribuna Popular - Associação dos Amigos, parentes e pessoas com  ataxias diversas (AAPPAD)
Rosimeri pediu apoio dos vereadores e vereadoras para manutenção de trabalho da entidade (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Compareceu ao período de Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre desta segunda-feira (11/9) a presidente da Associação dos Amigos, Parentes e Portadores de Ataxias Dominantes (AAPPAD), Rosimeri Kuhlmann. Ela apresentou aos vereadores e vereadoras os projetos e serviços prestados pela AAPPAD e requisitou verba para continuar realizando os trabalhos da instituição.

A presidente da associação explicou que a AAPPAD é uma entidade independente, que não possui sede e não recebe nenhuma verba governamental, seja ela municipal, estadual ou federal, apenas doações. Rosimeri afirmou que desde 2004 são realizadas diversas atividades para as pessoas com ataxias. “Aqui no Rio Grande do Sul, a grande maioria das pessoas portadoras de ataxia possui a doença chamada Machado-Joseph", que se caracteriza por comprometer áreas do sistema nervoso, como as responsáveis pela coordenação motora, pela habilidade de engolir, pela visão e pela fala, explicou Rosimeri. 

A entidade

A AAPPAD é uma entidade de apoio a portadores de ataxias que luta pela melhoria da qualidade de vida dos portadores de todos os tipos de ataxias do Brasil: hereditárias, idiopáticas (ou sem causa conhecida), esporádicas (ou adquiridas) e episódicas. É uma sociedade civil sem fins lucrativos.

Texto

Vinícius Goulart (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)