Presidência

ACM e Câmara organizam homenagem pelo Dia das Mães

Presidente Valter Nagelstein também recebeu representantes do Comcet nesta quarta-feira pela manhã.

  • Presidente da CMPA, Valter Nagelstein, recebe vereadora Monica Leal e representantes da Associação Cristã de Moços.
    Valter Nagelstein e Mônica Leal (à direita na foto) receberam os representantes da ACM (Foto: Candace Bauer/CMPA)
  • Presidente da CMPA recebe Presidente COMCET e representantes.
    Nagelstein e conselheiros do Comcet debateram retomada da Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (PMDB), recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (21/2), representantes da Associação Cristã de Moços (ACM). Na ocasião, os dirigentes solicitaram que seja realizada, no Legislativo municipal, uma solenidade em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no mês de maio.

A iniciativa é da vereadora Mônica Leal (PP), que também esteve presente na reunião, e explicou que o objetivo é o de valorizar o papel da mulher na família e na sociedade. “Essa é a atividade mais antiga na nossa capital, e no Brasil a comemoração completa 100 anos." A vereadora também entregou ao presidente da Casa um relatório com sugestões para a homenagem e o pedido de realização de uma sessão solene, na Câmara, no dia 8 de maio.

Nagelstein parabenizou a iniciativa e saudou o evento, destacando que a Câmara apoiará integralmente a solenidade, como já havia feito nos anos anteriores. “Esta Câmara é protagonista em exaltar a importância e a valorização da mulher, como mãe e detentora de uma responsabilidade tão fundamental que é a de gerar o futuro da nossa sociedade,  principalmente nos dias hoje em que o país atravessa uma crise que atinge a todos.”

O presidente da ACM, Enio Roberto Ferreira, agradeceu a cordialidade dos vereadores e a parceria da Câmara que, há 47 anos presta homenagem a todas as mães no mês de maio. “Ficamos muito felizes e agradecemos a oportunidade de poder divulgar o trabalho da ACM aqui na Câmara, que sempre nos recebe de portas abertas.”

Também foi entregue ao presidente da Câmara um convite para as comemorações do Dia Internacional da Mulher, em que a ACM realizará o 1º ato com o conceito de valorização da mulher, a ser realizado na sede do Ministério Público. Também estiveram presentes o vice-presidente da ACM, Wilton Araújo, o secretário-geral da entidade, José Ricardo Caporal, e os membros da diretoria Maria Inês Ribeiro Schultz, Cândida Beatriz Gianone e Claudio Lupinacci.

Comcet

Também nesta quarta-feira pela manhã, o presidente Valter Nagelstein (PMDB) e representantes do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) debateram a retomada da Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia. Segundo Nagelstein, o objetivo é que a Frente seja ampliada e que os trabalhos recomecem no final de março, aproximando os demais vereadores e debatendo sugestões, projetos e políticas de inovação que possibilitem a atração de investimentos, competitividade aos empreendedores gaúchos e inclusão social. “É necessário trazer, através soluções tecnológicas, o desenvolvimento econômico e social da nossa capital”, explicou.

Como proponente da Frente, o vereador ainda completou que a ideia é que os temas trabalhados sejam amplamente discutidos, traçando um planejamento com diagnósticos precisos, metas e resultados. “Nesta Frente vamos tratar de temas específicos e importantes para o crescimento tecnológico da cidade e só vamos buscar novas sugestões da área quando já houver um resultado satisfatório”, explica.

O presidente do Comcet, Jorge Branco, destacou que o Conselho "quer trazer para perto o Legislativo e fazer com que os vereadores se tornem atores do processo de desenvolvimento e ampliação das políticas de tecnologia”. Branco também destacou a necessidade de atualização da lei federal de Inovação e Tecnologia e enfatizou que, em breve, será encaminhado pelo Executivo à Câmara um projeto de atualização com diretrizes mais específicas que contemplem o município. “Estamos buscando uma adequação, na lei federal, que promova a continuidade dos processos de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, assegurando recursos humanos, econômicos e financeiros”.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:ciênciainovaçãotecnologiaComcetAssociação Cristã de MoçosACMDia das Mães