Sessão Solene

Advogado Anselmo Amaral recebe homenagem da Câmara

Amaral recebeu diploma de Honra ao Mérito Foto: Fernanda Westerhofer
Amaral recebeu diploma de Honra ao Mérito Foto: Fernanda Westerhofer

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (13/5) o diploma de Honra ao Mérito ao advogado Anselmo Francisco Amaral. A homenagem, proposta pelo vereador Sebastião Melo (PMDB), foi realizada durante sessão Sessão Solene no Plenário Otávio Rocha. Amaral, 96 anos, é natural de Santa Vitória do Palmar.

"Nosso homenageado, por sua longa trajetória em defesa daqueles que não tinham voz  durante o regime militar, conquistou o respeito e a admiração de figuras destacadas da política brasileira, como o senador Pedro Simon", observou Melo. "Tua luta serviu para ajudar na construção de nossa história política, contribuindo sobremaneira na redemocratização deste Estado e do País", acrescentou Melo, citando palavras de Simon quando do aniversário de 80 anos de Amaral.

Melo destacou o fato de Amaral possuir uma vasta obra  bibliográfica, o que lhe rendeu uma cadeira na Academia Rio-Grandense de Letras. O homenageado integrou os governos de Leonel Brizola e de João Goulart. Depois, passou a atuar como advogado de defesa dos deputados cassados e até mesmo de militares rebeldes à ditadura de 1964. "Trata-se de um gaúcho que é exemplo de lealdade e de dedicação à causa pública", afirma Melo na Exposição de Motivos do projeto que propôs o diploma a Amaral.

Ao agradecer a homenagem, Amaral disse que hoje seus amigos transformaram o Plenário da Câmara na "casa da amizade". Melo, disse o advogado, ao oferecer esta homenagem, "me pegou pela mão e me levou ao cume de um monte muito alto, do qual posso ver o Oceano Atlântico, girar os olhos até o Chuí e então me imaginar na terra onde nasci". Amaral agradeceu ainda ao advogado Paulo Brossard, presente à cerimônia, e ao senador Simon, que enviou correspondência ressaltando a trajetória do homenageado. "Só tenho uma palavra a usar neste momento, a palavra mais rudimentar e mais comum entre todos os povos: obrigado."

A sessão foi presidida pelo vereador Toni Proença (PPS) e contou com a presença de amigos e familiares do homengeado. 

Leia aqui o currículo de Amaral.

Assessoria de Imprensa CMPA