Advogado Antônio Escosteguy Castro é Cidadão de Porto Alegre
A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu hoje (17/12) o título de Cidadão ao advogado Antônio Escosteguy Castro. A distinção, entregue em cerimônia no Plenário Otávio Rocha, foi proposta pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT).
"É uma grande honra prestar uma justa e merecida homenagem ao advogado trabalhista Antônio Escosteguy Castro, que recebe hoje o título de Cidadão por sua dedicação às causas sociais e trabalhistas", disse Comassetto. Acrescentou que a justiça social e a defesa incondicional dos direitos fundamentais de povo brasileiro são temas sempre defendidos pelo homenageado. "Castrinho, como o conhecemos, é daquelas pessoas que dedicam suas vidas à construção de um futuro mais justo, mais igualitário e mais humano. Por isso, esta homenagem não é apenas um gesto simbólico, é o reconhecimento público de uma vida dedicada ao bem comum, aos direitos dos trabalhadores e à luta por um país melhor."
"Alguém já disse que nenhuma homenagem é mais valiosa do que aquela da tua aldeia. Porque é na tua aldeia que te conhecem, para o bem e para o mal", observou o homenageado ao destacar a importância da distinção que recebeu da Câmara. Castro acrescentou que sua vida tem sido um compromisso de luta pelos direitos dos trabalhadores, pelos direitos humanos, por distribuição de renda e por uma sociedade mais justa e fraterna e com o máximo de igualdade possível. Salientou, porém, que a luta pela democracia é fundamental. "Não se pode chegar a uma sociedade justa e igualitária sem democracia."
História
Antônio Escosteguy Castro, nascido em 26 de novembro de 1958, tem se destacado como uma figura proeminente na comunidade, especialmente nos domínios jurídico e sindical. Sua formação em Direito, concluída em 1981 pela UFRGS, é o alicerce de uma trajetória marcada por significativas realizações como advogado trabalhista e assessor sindical.
Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Castro tem demonstrado sua dedicação e competência ao integrar o Conselho Seccional em duas ocasiões. Além disso, sua expertise foi amplamente reconhecida ao liderar a Comissão de Estudos Constitucionais (CEC) e ao contribuir como membro da Banca de Direito do Trabalho da Comissão de Exame de Ordem, bem como ao participar do Tribunal de Ética da Ordem gaúcha.
Castro assumiu a presidência da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra) durante o mandato 2007/2009. Seu impacto se estende também ao campo acadêmico, como professor licenciado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e autor do livro "Trabalho, Tecnologia e Globalização - A necessidade de uma reforma sindical no Brasil". Sua expertise também foi solicitada pelo Ministério da Justiça, integrando a Comissão de alto nível para a modernização da legislação trabalhista, tanto material quanto processual.